Bombeiros de Albufeira fazem Nota de Esclarecimento sobre Comandante Zua - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 15 de julho de 2025

Bombeiros de Albufeira fazem Nota de Esclarecimento sobre Comandante Zua

 


ESCLARECIMENTO

PROPOSTA DE NOMEAÇÃO DO COMANDANTE DO QUADRO DE HONRA DO CORPO DE BOMBEIROS DE ALBUFEIRA PARA COMANDANTE SUB-REGIONAL DE EMERGÊNCIA E PROTEÇÃO CIVIL DO ALGARVE


A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albufeira (AHBVA), ao tomar conhecimento, através da comunicação social e de massivas publicações nas redes sociais, de notícias e informações que não correspondem à verdade dos factos, visando o Comandante do Quadro de Honra do Corpo de Bombeiros de Albufeira, António Abel Zua Coelho, entendeu, no superior interesse esclarecer publicamente, na defesa da honra e da verdade, o sucedido.


Foi com jubilo que os Órgãos Sociais e toda a estrutura operacional acolheu a opção da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil em escolher um Comandante do Corpo de Bombeiros desta Instituição para assumir as importantes e exigentes funções de Comandante Sub-Regional na Região do Algarve.


O Comandante António Coelho iniciou o seu percurso como Bombeiro em 1989, enquanto Cadete tendo progredido na carreira de Bombeiro até chefia. Em 2006 ingressou no quadro de comando e, após o desempenho de funções de Adjunto de Comando e 2.º Comandante, desempenhou entre julho de 2014 e outubro de 2024 o cargo de Comandante do Corpo de Bombeiros de Albufeira.


Destaca-se no seu percurso no quadro de comando, a colaboração ativa com a ANEPC, tendo desempenhando as funções de Comandante de Permanência às Operações na Região ao longo de 14 anos, assumindo nas mais relevantes ocorrências funções-chave na gestão das operações, contribuindo decisivamente para a sua resolução. 


Adquiriu competências técnicas e operacionais através de formação diferenciada, onde se destaca a sua condição de Formador da Escola Nacional de Bombeiros em diferentes áreas técnicas, além de reunir num extenso e referencial currículo, qualificações que o destacam no Sistema de Emergência e Proteção Civil.


Reconhecendo o seu percurso no âmbito nacional e internacional que lhe mereceram inúmeras referências elogiosas e louvores, importa destacar a sua participação na gestão das mais relevantes e complexas operações de proteção e socorro em Portugal, entres as quais:

➢ Incêndio Rural, 05 de agosto de 2023, Odemira (Baiona)

➢ Incêndio Rural, 12 de julho de 2022, Faro (Gambelas)

➢ Incêndio Rural, 16 de agosto de 2021, Castro Marim (Pernadeira)

➢ Pandemia COVID-19, desde 22 de março de 2020, Loulé (Posto de Comando Distrital – Comando Regional Emergência e Proteção Civil do Algarve)

➢ Incêndio Rural, 03 de agosto de 2018, Monchique

➢ Incêndio Florestal, 15 de outubro de 2017, Lousã

➢ Incêndio Florestal, 17 de junho de 2017, Pedrogão Grande

➢ Cheias, 1 de novembro de 2015, Albufeira

➢ Acidente com autocarro de turistas, A22, 17 de junho de 2015, Albufeira

➢ Incêndio Florestal, 28 de agosto de 2013, Caramulo

➢ Incêndio Retail Park, 23 de setembro de 2012, Portimão

➢ Tornado, 16 de novembro de 2012, Silves

➢ Incêndio Florestal, 18 de julho de 2012, Catraia (Tavira)

➢ Derrocada praia Maria Luísa, 22 de agosto 2009


Esta demais evidente que se trata de um elemento que apostou na sua formação contínua, a que aliou uma formação académica direcionada ao setor da Proteção Civil e Bombeiros. 


O COMANDANTE ANTÓNIO COELHO É LICENCIADO EM GESTÃO DA SEGURANÇA, EMERGÊNCIA E PROTEÇÃO CIVIL E MESTRANDO EM GESTÃO DE EMERGÊNCIA E SOCORRO


Ao contrário do que foi veiculado, o Comandante António Abel Zua Coelho concluiu, com êxito, a Licenciatura em Gestão da Segurança, Emergência e Proteção Civil pela UATLA e presentemente encontra-se a frequentar o Mestrado em Gestão de Emergência e Socorro no ISCIA.


Referente à nomeação para a estrutura de comando operacional da ANEPC, não estão em causa as suas competências ou habilitações académicas, trata-se de interpretação jurídica dos requisitos de recrutamento, assunto em processo de análise pelas entidades competentes.


Porque a forma e o conteúdo das informações veiculadas no espaço mediático conduziu a interpretações enviesadas que lesam a honra e o bom nome de Um dos nossos, considerámos de elementar justiça repor a verdade.


A Direção da AHBV Albufeira

Sem comentários:

Enviar um comentário