NASA Aprova Projeto de Universidade de Évora para Prevenir Incêndios - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 26 de julho de 2021

NASA Aprova Projeto de Universidade de Évora para Prevenir Incêndios

 


Um grupo de investigadores da Universidade de Évora desenvolveu um projeto inovador e muito promissor. O objetivo é prevenir os incêndios florestais através dos dados do satélite ICESat-2, que orbita a 500 quilómetros da Terra, desde 2018, e, assim, saber a quantidade de combustíveis florestais que existem. Desta forma, através dos dados obtidos vai ser possível “acompanhar as mudanças no terreno, incluindo o degelo dos glaciares, a subida do nível dos mares ou alterações na vegetação”, segundo o coordenador do projeto, citado pela Lusa.


Este projeto mostrou-se tão inovador que teve no início deste mês a aprovação da NASA. Desta forma, não só se trabalha na prevenção de um problema que assola Portugal, e não só, todos os verões - os incêndios florestais – como também se dá destaque aos trabalhos desenvolvidos, e muito orgulhosamente, em Portugal.


A NASA anda à procura de projetos que gerem benefícios diretos para a sociedade em diferentes áreas, como as florestas, agricultura, biodiversidade e atmosfera, e este projeto da Universidade de Évora foi um dos felizes contemplados.


Os portugueses envolvidos neste projeto vão poder trabalhar com alguns dos melhores cientistas e investigadores nos próximos três anos e, num futuro próximo, ajudar Portugal a prevenir um problema que já existe há anos.


Fonte: RFM

Sem comentários:

Enviar um comentário