Marco de Canaveses Assinalou Dia Municipal do Bombeiro - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 28 de junho de 2021

Marco de Canaveses Assinalou Dia Municipal do Bombeiro

 


Marco de Canaveses assinalou, este domingo, dia 27 de junho, o Dia Municipal do Bombeiro, como forma de reconhecimento à corporação dos bombeiros do concelho.


"Hoje é um dia para reconhecer e agradecer ao corpo dos bombeiros voluntários o papel importante que eles tiveram e que têm no nosso dia a dia no socorro, na preservação e na proteção de pessoas e bens, mas, sobretudo, porque vivemos uma situação muito difícil com esta pandemia", disse Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, que destacou a parceria que houve entre as duas entidades na altura de tomar decisões para o combate à pandemia.


Os Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses vão ter uma segunda equipa de intervenção permanente, que "tem sido a luta mais premente destes últimos anos da corporação dos bombeiros" e era para ter sido apresentada durante estas celebrações. Metade dos encargos e das remunerações dessa equipa será suportada pela autarquia. Sérgio Silva, comandante dos bombeiros do concelho, explica que esta segunda equipa vai permitir ter "ao longo do dia, cinco dias por semana, um conjunto de profissionais mais qualificados, mais rotinados para fazer frente às necessidades, que é o socorro no Marco de Canaveses".


Além disso, a autarca lembrou que foi aumentado "significativamente" o valor das comparticipações para os bombeiros voluntários e que o município irá pagar a reparação de uma autoescada "que faz muita falta aos bombeiros voluntários", no valor de cerca de 10 mil euros.


João Lima, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses, referiu que a segunda equipa de intervenção permanente "é um ganho significativo para os bombeiros, mas, acima de tudo, quem vai ser beneficiado são os marcoenses e as pessoas que possam eventualmente precisar dos bombeiros". "Vamos conseguir ter mais tempo de socorro diário prestado por profissionais e isso obviamente que vai ser benéfico", concluiu.


Reconheceu também o apoio que é dado por parte do Estado e que "tem melhorado significativamente", no que diz respeito ao prazo do pagamento dos serviços. "Obviamente que precisamos de mais apoios. Temos uma necessidade de aquisição de uma viatura, que são cerca de 300 mil euros, que é incomportável para ser assumido na totalidade pela direção dos bombeiros. O município, eventualmente, poderá vir a ajudar, mas obviamente que isto sem o apoio do Estado central não conseguimos o apoio", completou.


"O nosso papel é poder colaborar em tudo o que nos for pedido e a preocupação dos bombeiros, neste momento, é o seu crescimento, diria que são as dores de crescimento", rematou Cristina Vieira.


Para Sérgio Silva, este dia "é um reconhecimento do município ao trabalho dos bombeiros". "De facto, tem sido um ano, foi mais um ano difícil o ano 2020, porque tivemos que nos adaptar a novas circunstâncias que não estávamos habituados, mas, com um conjunto de dedicação tanto dos bombeiros, como do comando e do município, conseguimos todos ultrapassar esta fase difícil", comentou.


"Os efetivos nunca são suficientes e agora o que existe, se calhar, a nível nacional, é uma rotatividade muito grande a nível de bombeiros. Um bombeiro só começa a ficar mais eficiente, mais eficaz com cerca de quatro, cinco anos - nesse período, há muita gente que não consegue chegar aos quatro anos, ou seja, existe uma rotina muito grande de voluntariado devido a vários fatores, nomeadamente, um deles que é o trabalho, outro deles são as qualificações, estão a estudar e vão ter que sair para se deslocar às vezes por esse Portugal fora. É nesse sentido e aquilo que eu me debato. A primeira linha tem de ser profissional, porque o socorro não pode esperar", explicou.


Já João Lima, vê este dia como o município reconhecer aos bombeiros "o trabalho que eles têm diariamente, a dedicação que eles têm", sendo um "reconhecimento do município, não apenas enquanto órgão político, mas de todos os marcoenses".


O presidente da associação humanitária tem "a certeza que a Câmara vai atender a estes pedidos que passam essencialmente pelas situações de o quartel sede que começa a ficar curto" para as viaturas que têm e para os operacionais e também à necessidade "de apostar na formação" para que os bombeiros estejam cada vez "mais preparados para as solicitações que têm diariamente".


O comando dos bombeiros decidiu ainda entregar um voto de louvor aos cerca de 30 bombeiros que ficaram em quarentena no ano passado.


Foi ainda recordada a campanha Quartel Eletrão, que termina a 30 de novembro e que poderá dar à corporação uma nova viatura. O concurso é disputado pelas diferentes corporações de bombeiros a nível nacional e pretende envolver as associações humanitárias de bombeiros voluntários na "sensibilização da população para a reciclagem", informa o site do projeto.


"Estamos satisfeitos com a campanha, como tem decorrido, não podemos baixar os braços. Estamos muito bem encaminhados e vamos conseguir obter e ganhar a viatura, o que era muito importante para nós, desde logo, também desonera e tira essa responsabilidade à associação de adquirir mais uma viatura para o nosso corpo de bombeiros", indicou João Lima.


Fonte: Jornal A Verdade

Sem comentários:

Enviar um comentário