Os profissionais dos Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) atenderam, em 2020, 1.308.757 chamadas de emergência, o que representa uma média diária de 3.586 chamadas, 149 chamadas por hora. Este número demonstra que houve uma redução das chamadas atendidas face a 2019, ano em que se registaram 1.414.858 chamadas.
Embora as exigências da atividade operacional tenham aumentado devido às medidas adotadas para proteção dos(as) profissionais e dos próprios doentes contra a COVID-19, verificou-se uma diminuição das chamadas 112 e do acionamento de meios de emergência médica pré-hospitalar. O número de chamadas em 2020 registou uma redução na ordem dos 7,5%, o que representa menos 106.101 chamadas face a 2019, ou seja, em média menos cerca de 300 chamadas por dia.
A redução da atividade, verificada a partir de março de 2020, ficou a dever-se a fatores como a redução de circulação de pessoas e veículos, que se traduziu numa redução de acidentes de viação, a redução da procura de serviços de saúde, pelo receio de exposição ao SARS-CoV-2, entre outros.
As chamadas efetuadas para o Número Europeu de Emergência – 112 são atendidas em primeira linha nos Centros Operacionais 112, geridos pelas Forças de Segurança. O 112 encaminha seguidamente para os CODU do INEM todas as situações que digam respeito a urgências ou emergências médica, competindo a esta central médica do INEM avaliar todos os pedidos de socorro recebidos, com o objetivo de determinar os recursos necessários e adequados a cada ocorrência.
- A localização exata e, sempre que possível, com indicação de pontos de referência;
- O número de telefone do qual está a ligar;
- O tipo de situação (doença, acidente, parto, etc.);
- Número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro;
- As queixas principais e as alterações que observa;
As perguntas efetuadas pelos profissionais dos CODU são muito importantes para a atuação do INEM, pois visam determinar qual o tipo emergência e o meio de socorro mais adequado para dar resposta à situação em questão. Deste modo, facultar toda a informação que seja solicitada vai permitir uma assistência mais eficaz.
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