Esclarecimentos do Comandante Mário Ferreira de Ferreira de Zêzere - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 7 de julho de 2020

Esclarecimentos do Comandante Mário Ferreira de Ferreira de Zêzere


Caros Leitores,
Seria incorreto da minha parte não me pronunciar sobre o que tem vindo a ser publicado porque há limites e valores que tenho de defender.

Deixo aqui um pouco de história para de alguma forma enquadrar a minha resposta. Vou ser breve apesar de ter muito para dizer.

Cheguei ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere em Agosto de 1982. Fiz o habitual percurso que começou como Cadete e hoje estou nas funções de Comandante. Passei por situações que nunca vou conseguir esquecer, situações que até nem poderia ter passado se estivesse ocupado com outra atividade, mas o ser Bombeiro, ao ver o que podia fazer em benéfico dos outros de forma desinteressada, nunca me deixou sair desta Associação de Bombeiros. ADORO ISTO!…

Quem é Bombeiro percebe bem o que estou a dizer!… Quem não percebe, lembre-se que há pessoas que correm, esforçam-se, fazem formação, perdem dias e noites a defender o que não é deles, disponibilizam-se, se for necessário, para vos ajudar e até salvar.

Convido-vos a dar um pequeno “passeio” pelas redes sociais e pela comunicação social para ver a posição das Bombeiras e Bombeiros de Ferreira do Zêzere.

Não tenho nem nunca tive qualquer dúvida da postura exemplar.

Será talvez impossível identificar os verdadeiros nomes dos que cobardemente se escondem no anonimato, será certo perceber que os próprios sentem que não estão a agir corretamente?

O Presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere, o Sr. Nuno Benedito, tem aqui um papel muito interventivo em toda esta situação, ou seja, na marcação da Assembleia Geral que tanto urge em ser realizada para o esclarecimento e resolução de todos os problemas. Há este dever perante os Sócios. Basta de adiamentos!…

Olhando para a realidade de hoje, foi registada a saída de um Bombeiro por motivos profissionais e da Direção já saíram 3 elementos. Quais os motivos, alguém nos pode explicar?

O Presidente da Direção Sr. Luis Vaz Pereira e o Vice-Presidente Sr. Samuel Gaspar publicaram em nome da Direção um EDITAL no passado dia 24/Junho/2020, com data de 22/Junho/2020 e com efeitos imediatos a 31/Maio/2020 com que objetivo ou fundamento?

Não é engano, houve aqui um atraso de cerca de 24 dias para a execução de um imediato…

Este EDITAL que foi certamente uma má opção, revelando o desconhecimento de como se deve usar um EDITAL, serviu apenas para fazer acusações graves e caluniosas sobre a minha pessoa/Comandante dos Bombeiros de Ferreira do Zêzere. Não estará já muito próximo de uma atitude com contornos criminais?

Não vale a pena pensar sobre isto porque brevemente vamos saber a resposta.
Não nos podemos convencer de que tudo sabemos, mas devemos nos preparar para a missão a que nos propomos.

Sr. Presidente da Direção, é muito fácil escrever, difícil é provar o que se escreve!…
Estou preparado para falar sobre as acusações do “COVID19”, do socorro, da operacionalidade, enfim, estou preparado para responder a tudo. O Sr. Presidente da Direção também estará preparado para questões de EPI, de planos de Contingência e outras mais? Está?…

Lembro que tenho o que de mais precioso se deve ter numa situação destas, em que me encontro, tenho a consciência perfeitamente tranquila.

Estou aqui hoje no gabinete de Comando envolvido num ambiente saudável, calmo e onde bem nos entendemos e por isso, sinto que o Corpo de Bombeiros de Ferreira do Zêzere não se revê no texto do Abaixo-assinado. Não posso abandonar os Bombeiros ou ignorar as minhas responsabilidades!…
Não basta dizer que existe um Abaixo-assinado, tem de ser provado com a respetiva documentação.
Aliás isto tem sido reivindicado por inúmeros Bombeiros e Sócios.

Não devia ser permitido usarem o nome dos Bombeiros desta forma tão injusta. Tudo está cheio de contornos duvidosos e por explicar. Que a verdade seja colocada à disposição de todos.

A quando da publicação do polémico EDITAL, uns dias depois, mais precisamente no dia 29/Junho/2020, ao chegar aqui ao Quartel, senti que me devia dirigir aos Bombeiros porque eles merecem todo o reconhecimento e por isso peço a todos vós que gravem esta imagem dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere porque eu continuo com o mesmo sentimento.

Para concluir esta agradável conversa convosco, a qual muito agradeço, Caros Leitores, deixo aqui então esta última nota apesar de não estar atualizada nos insultos de que já fui alvos estes dias…

“Caros Bombeiros…

Pela consideração e respeito que sempre tive e sempre terei, está na hora de me dirigir a todos vós, para transmitir o que sinto em relação à atual situação que se vive no nosso Corpo de Bombeiros.
Depois de processo-crime, queixas, insultos, pelas mais diversas formas de divulgação, ou seja, e-mail, oralmente, por via judicial, por via operacional, reuniões e EDITAL, publicado e promovido em nome da Direção da AHBVFZ, tudo tem sido usado para colocar em causa o meu bom nome, a minha vida de Bombeiro, a minha função de Comandante, a minha comissão, o meu relacionamento com todos vós, a minha saúde e também a minha família.

Ouvido pelas diferentes entidades sobre as imensas acusações que me são dirigidas, onde foram também incluídos assuntos da minha vida privada, tendo sido também realizado um Conselho Consultivo na nossa AHBVFZ, venho junto de todos os Bombeiros desta tão nobre instituição, dizer que eu continuo no desempenho das minhas funções de Comandante sem qualquer reserva ou limitação imposta.

Não posso de forma alguma deixar de vos dar conhecimento do que tenho transmitido a todas as entidades envolvidas neste processo:

Os Bombeiros de Ferreira do Zêzere têm demonstrado um comportamento exemplar no meio de toda esta situação, quer em reuniões e no dia-a-dia…

Cada dia que passa, tenho mais orgulho nestes Bombeiros porque eles não abandonaram a causa, mantendo cada um a resposta operacional no máximo das suas capacidades…

O Corpo de Bombeiros está concentrado na missão, respeitando sempre o Comandante…

Há muito potencial nos Bombeiros de Ferreira do Zêzere, estamos focados no melhor desempenho…

Bombeiros, é por vós que me mantenho nas funções de Comandante e me dedico por inteiro, é pelo apoio que diariamente vou recebendo, alimentando o tal orgulho de estar ao vosso lado, nos bons momentos e nos menos bons.

Tenho plena consciência das exceções em que Bombeiros não se identificam com o meu trabalho e com o meu desempenho, mas mesmo por esses eu tenho o maior respeito, consideração e tenho estado sempre disponível até para as situações particulares.

Se me permitem umas palavras especialmente relacionadas com os elementos de Comando, não é difícil concluir que a união, a lealdade, o bom ambiente de trabalho, a convivência, capacidade de fazer, vontade de servir cada vez melhor, que está sempre presente, tudo isto junto é um forte apoio à minha continuidade como Comandante.

Aproveitemos as adversidades para fortalecer o nosso Corpo de Bombeiros, e, continuar a responder ao que nos é solicitado diariamente de forma eficaz porque o nosso Concelho merece, as pessoas merecem.

Não podemos ignorar as nossas dificuldades e limitações, mas podemos ter a certeza de que não estamos sozinhos.

Bombeiros… Obrigado!… Muito obrigado!… Muitíssimo obrigado!…”

O Comandante
Mário Ferreira

Sem comentários:

Publicar um comentário

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________