Coronavírus deixa a Região Norte em alerta máximo - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 8 de março de 2020

Coronavírus deixa a Região Norte em alerta máximo


Três faculdades e escola de Felgueiras fechadas. Dois universitários infetados têm ligação à fábrica de Lousada, onde está o maior foco.

O Governo decretou a suspensão das visitas a doentes nos hospitais, lares de idosos e prisões da Região Norte, a partir deste domingo. Foram encerradas duas faculdades no Porto e o reitor da Universidade do Minho suspendeu as aulas no campo de Gualtar. A Escola Secundária de Idães, em Felgueiras, foi fechada. O objetivo é "retardar a disseminação" do novo coronavírus, que "em poucos dias teve uma expansão grande e rápida", como salientou a diretora-geral da Saúde.

Sábado à noite, contavam-se 21 doentes infetados, 47 pessoas aguardavam resultados e 412 estavam sob vigilâncias. A maioria dos infetados estão internados no Norte (15), região onde um só doente já gerou um foco de 11 casos. Para responder à evolução a Norte, foi instalado um hospital de campanha no "S. João" na última noite.

As novas medidas para contenção do Covid-19 foram anunciadas pela ministra da Saúde, acompanhada da diretora-geral da Saúde. Marta Temido informou que tinham acabado de decidir encerrar a Faculdade de Farmácia e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, ambos da Universidade do Porto, o edifício do curso de História da Universidade do Minho e a Escola Básica e Secundária de Idães, em Felgueiras. "Identificámos que casos recentemente confirmados como Covid-19 estiveram em instituições de ensino, elevando o risco de transmissão nessas instituições", disse a ministra.

Entre os infetados há, pela primeira vez, crianças e jovens (três). O JN sabe que um dos jovens, de 19 anos, estuda na Universidade do Minho e a namorada, também infetada, na Faculdade de Farmácia do Porto e tem aulas no ICBAS. Ao que apurámos, a origem destas duas infeções será o tio do jovem, que está internado no "S. João" e que trabalha na fábrica de calçado, em Lousada, encerrada desde quinta-feira e que pôs 64 funcionários em vigilância. Nesta cadeia haverá ainda ligações à Secundária de Idães, onde estudam 564 alunos. A Câmara de Felgueiras reuniu de urgência e decidiu fechar os equipamentos municipais em Idães.

Retardar disseminação

Na conferência, Graça Freitas explicou que "houve uma pessoa que regressou de Itália que é considerada o caso índice deste foco no Norte. Esta pessoa teve vários contactos sociais e originou, logo à partida, nove casos secundários. E uma destas pessoas originou um caso terciário". Para a diretora-geral, a situação ainda está limitada, mas "em poucos dias houve uma expansão relativamente rápida a partir de um único caso. Por precaução, e porque conhecemos apenas a ponta do icebergue, tomamos estas medidas".

As faculdades e a escola permanecerão encerradas até novas orientações. A ministra acrescentou que as autoridades de saúde estão neste momento a avaliar "se outras medidas serão necessárias". "Faremos tudo para retardar ao máximo a disseminação deste vírus para a comunidade", assegurou Marta Temido, adiantando que as medidas serão reavaliadas a cada momento e podem ser estendidas a outras regiões.

Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário