Emergência Médica: Bombeiros Garantem 85 por Cento dos Meios - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Emergência Médica: Bombeiros Garantem 85 por Cento dos Meios


No ano de 2019 o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) contabilizou um total de 1339048 acionamentos de meios de emergência para dar resposta a situações de doença súbita ou trauma triadas pelos seus centros de orientação de doentes urgentes (CODU). Destes, 880604 foram assegurados na quase totalidade pelos bombeiros e os restantes pela Cruz Vermelha Portuguesa. 

Durante o ano passado os quatro helicópteros do Serviço de Helicópteros de Emergência (SHEM) foram acionados para 963 ocorrências, uma média diária aproximada de três missões. Este serviço do INEM é capaz de implementar cuidados de Suporte Avançado de Vida (SAV) no local das ocorrências e durante o transporte até às unidades de saúde mais adequadas ao estado clínico dos utentes.

As 44 Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER), distribuídas por todo o território continental, foram ativadas por 97970 ocasiões. Assim, diariamente, foram acionadas 268 VMER, o que significa que, em média, cada viatura operou seis vezes por dia.

As Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV), tripuladas por um enfermeiro e por um Técnico de Emergência Pré-hospitalar (TEPH), são meios capazes de implementar cuidados diferenciados e contabilizaram 36616 ocorrências. Diariamente, as 40 ambulâncias SIV são chamadas a intervir, em média, por 100 ocasiões.

As 56 Ambulâncias de Emergência Médica (AEM) do INEM receberam, em 2019, 140433 pedidos. Por sua vez, os Motociclos de Emergência Médica (MEM) foram ativados para 6.110 ocorrências, garantido assim uma chegada mais rápida de um meio de socorro ao local do incidente.

As quatro Ambulâncias de Transporte Inter-hospitalar Pediátrico (TIP), serviço que se dedica ao transporte de recém-nascidos e doentes pediátricos em estado crítico entre unidades de saúde, efetuaram 1439 serviços.

Já a Unidades Móveis de Intervenção Psicológica de Emergência (UMIPE), responsáveis por transportarem até ao local das ocorrências os Psicólogos do Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC), tiveram 610 acionamentos.

Por fim, as ambulâncias do INEM sedeadas em Postos de Emergência Médica (PEM) das delegações da Cruz Vermelha Portuguesa e corpos de bombeiros foram acionadas por 880604 ocasiões.

Por forma a aumentar a capacidade de socorro dos parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica, no final do ano passado o INEM celebrou mais 12 protocolos para constituição de posto PEM, passando o SIEM a contar com 371 ambulâncias aptas a prestar cuidados de emergência pré-hospitalar a todos os cidadãos.

Fonte: LBP

Sem comentários:

Enviar um comentário