Proteção Civil diz Que Meios Usados em Novela Eram de Reserva - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Proteção Civil diz Que Meios Usados em Novela Eram de Reserva



A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil garante que os meios mobilizados para as filmagens de uma novela, em Leiria, não foram retirados da resposta operacional.

A Proteção Civil mobilizou, na quarta-feira, um forte contingente de meios de combate a incêndios e de emergência para participar nas filmagens de uma novela para a SIC, noticia o JN esta quinta-feira.

Todas as corporações de bombeiros de Leiria, o INEM, os militares do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), os "canarinhos" da Força Especial de Bombeiros (FEB) e SIRESP receberam ordens para rumarem às filmagens para recriar os incêndios de outubro de 2017 que provocaram a destruição quase total do Pinhal de Leiria e nos quais morreram 49 pessoas.

Contactada na quarta-feira, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) não prestou esclarecimentos ao JN mas, esta quinta-feira, divulgou um comunicado a esclarecer que "em nenhum momento esteve em causa o socorro à população, porquanto os meios mobilizados, na sua maioria, meios de apoio e não de combate direto, não foram retirados dos dispositivos de resposta operacional, sendo meios de reserva".

Garante ainda a ANEPC que, "em caso de acionamento de algum tipo de alerta preventivo, ou em caso de ocorrência real, os meios seriam obviamente desmobilizados e a participação em causa automaticamente cancelada, pressupostos estes acordados previamente com a produtora".

Por outro lado, a ANEPC assegura que a avaliação da participação dos meios numa ação de produção de um produto televisivo "foi feita exclusivamente com base no interesse informativo, da construção de mensagens de informação pública, que, no conjunto, poderão trazer um ganho expressivo no que respeita à sensibilização do público em geral para a matéria dos incêndios florestais".

Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário