O Passado Não é Futuro... - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 17 de março de 2019

O Passado Não é Futuro...


O sector dos Bombeiros anda sempre a “ferver” e agora a coisa tem-se agudizado e começa a “ferver” mais com o aproximar do Congresso Extraordinário.

Mas afinal o que está em causa?

Desculpem lá a opinião, mas é a minha. O que está em causa, em primeiro lugar é uma luta de “galos”, que pouco ou nada tem a ver com o sector.

A Liga, sabemos todos que foi criada em 1930, se repararem, passou pela segunda Guerra Mundial e o grande problema é que não se modernizou, não fez autocritica, ficou presa a coisas menores que hoje numa era globalizada tem que se dar ouvidos. E tem que se dar ouvidos porque se assim não for começam a surgir “Associações, Grupos e afins” que simplesmente desestabilizam. Na Politica está-se a assistir a estes fenómenos a que hoje se chamam de “populismos” e no sector dos Bombeiros com o imobilismo e algum deslumbre a que se assiste estamos a caminhar para isso. 

Isto tudo aliado a que vale mais virarmo-nos contra os que estão no sector que ver e analisar se o problema não estará ou não virá de fora, a alguém que interesse que o sector “ferva” e assim irem fazendo o trabalho até nos dizerem, “Já não são necessários”. Como diria alguém, até conhecido no nosso meio “Vocês sabem do que estou a falar”.

Eu pergunto, a decisão certa será uma destituição deste CE e outros Órgãos? Se a resposta for sim, por quem? Por outros “cabelos brancos”? Por outros, como já ouvi chamar-lhes “senadores”? Troca por troca raramente resulta, até porque o “Passado não é futuro”.

Já se tentou perceber se as negociações foram conduzidas, se por alguma razão os resultados poderiam ser outros?

Que eu me tenha apercebido as reivindicações foram sufragadas num congresso e em CN, virem agora com o argumento, como já vi, que foram mal escolhidas parece-me desculpa de mau pagador, ou então desculpa para incendiar e ter “pé” para destituir. Será que só deram conta que reivindicar um Comando Autónomo, que eu defendo, primeiro que carreiras e maior profissionalização nos CB era por a coisa ao contrário? Mas afinal os CN são para? E as Federações fizeram bem esse trabalho?

Pois…….

Depois queixam-se que aparecem “movimentos”, mas pior que esses movimentos são os “movimentos” daqueles que apoiaram e agora como a agulha começa a chegar ao CU fogem com ele.

Meus amigos os Bombeiros têm uma matriz que é serem solidários, mas devemos sê-lo tanto para fora como para dentro, mas não se vê isso.

Mas há quem aprecie isso, quem bata palmas, até porque enquanto andarmos entretidos com estas “tricas” mais à “solta” ficam.

A discussão é salutar, haver alternativas também, mas se calhar na altura certa, digo eu que como já disse várias vezes pouco ou nada percebo disto e cada vez percebo menos.

Há valores e valores. E valores também se ensinam nas Escolas de estagiários e todos os devemos seguir, até porque nestas coisas devemos ser como a “Mulher de César” (Não basta ser séria, tem que parecer).

O problema é que pregamos uma coisa e fazemos outra, faz-me lembrar o adágio popular que diz "bem prega Frei Tomás, faz o que ele diz, não faças o que ele faz".
Assim não vamos lá.

Martins Andrade 

Sem comentários:

Enviar um comentário