Câmara Municipal de Loures Reforça Apoio aos Bombeiros - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Câmara Municipal de Loures Reforça Apoio aos Bombeiros


Foi aprovada em Reunião de Câmara, realizada no dia 30 de janeiro, a celebração de protocolos com as associações de bombeiros do concelho, que preveem um acréscimo no apoio financeiro de mais de 55 mil euros face ao ano anterior.

A proposta aprovada prevê a celebração de protocolos com as associações humanitárias de bombeiros voluntários do concelho, no âmbito do Apoio ao Associativismo e Voluntariado em Bombeiros.

Desta forma, a Câmara Municipal irá disponibilizar um montante total de 906 498 euros às corporações de bombeiros do concelho, o que significa um acréscimo de 30 mil euros em relação ao ano anterior. O protocolo de Apoio ao Associativismo e Voluntariado em Bombeiros (PAAVB), a vigorar no ano de 2019, apresenta esta variação financeira no subprograma III – Gestão corrente a que correspondem as despesas de funcionamento das associações –, e abrangerá as seguintes corporações de bombeiros: Bucelas, Fanhões e Zambujal, com um acréscimo de cinco mil euros em cada uma; e Camarate, Moscavide e Portela, com um aditamento de sete mil e quinhentos euros em cada uma.

Aprovada foi também a manutenção de Grupos de Intervenção Permanente (GIPE’s) nas sete corporações de bombeiros do Município, que atuarão em toda a área do território, podendo, em situações de emergência, atuar nos concelhos limítrofes, dando conhecimento ao Serviço de Proteção Civil de Loures.

O Protocolo para a Manutenção de um Grupo de Intervenção Permanente visa o fortalecimento da resposta a situações de emergência, no âmbito das missões de proteção e socorro às populações do concelho. Em 2019, há a destacar o acréscimo de mais um bombeiro no GIPE do corpo de bombeiros de Loures e Sacavém, dado a sua dimensão, passando assim a contar com um total de 17 elementos. Desta forma, o Município de Loures suportará 81 bombeiros permanentes nas várias associações, o que perfaz um total de apoio de 1 020 600 euros, mais 25 200 euros em relação ao ano de 2018.

Ainda no âmbito da Proteção Civil, foi igualmente aprovado o apoio à Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide, no valor de 2750 euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário