Câmara vai apoiar financeiramente obras no quartel dos Bombeiros Voluntários de Brasfemes - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 9 de dezembro de 2018

Câmara vai apoiar financeiramente obras no quartel dos Bombeiros Voluntários de Brasfemes


O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, participou ontem na sessão solene da cerimónia comemorativa do 79º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Brasfemes (AHBVB). Manuel Machado elogiou o “trabalho notável” da associação, a sua “capacidade de regeneração e mobilização”, a boa colaboração com os serviços municipais de Proteção Civil e assumiu publicamente que a autarquia vai ajudar a pagar o resto da dívida que os Bombeiros Voluntários de Brasfemes contraíram à banca para fazer face à contrapartida nacional dos fundos comunitários que financiaram as obras do quartel. “O compromisso foi assumido e é para cumprir e, se tecnicamente houver condições para o fazer, os cerca de 88 mil euros serão entregues à associação ainda este ano”, garantiu Manuel Machado, que recebeu uma ovação de todos os presentes.

“Esta associação tem tido um trabalho notável. E ainda hoje aqui pudemos ver qual é o segredo. O segredo é a capacidade de regeneração, de mobilização, de atrair os mais pequenos, treiná-los, dar-lhes o espírito que é preciso, que qualquer associação humanitária deve ter, de modo a que eles cresçam com esta ideia de partilhar, de socorrer, de ajudar”, afirmou o presidente da CM Coimbra, naquele que foi o discurso de encerramento da sessão solene da cerimónia de aniversário da AHBVB.

Manuel Machado elogiou ainda, posteriormente, todo o trabalho de cooperação que os Bombeiros Voluntários de Brasfemes têm tido com os serviços municipais de Proteção Civil, dando como exemplo a sua prestação aquando da passagem da tempestade Leslie ou das operações de limpeza das faixas de gestão de combustível para evitar os incêndios.   

Um compromisso assumido por Manuel Machado é de que a autarquia vai ajudar a pagar o resto da dívida que os Bombeiros Voluntários de Brasfemes contraíram à banca para fazer face à contrapartida nacional dos fundos comunitários que financiaram as obras do quartel. “Há um compromisso que assumi e que não esqueci e espero conseguir cumprir materialmente ainda este ano, de preferência no tempo de mandato do presidente Gonçalo [que abandona este ano o cargo, estando as eleições agendadas para 21 de dezembro], com quem me comprometi”, garantiu Manuel Machado, adiantando que “se tecnicamente houver condições para o fazer, os cerca de 88 mil euros serão entregues à associação ainda este ano”.

Manuel Machado deixou, ainda, um elogio a António e Graça Figueiredos, uma família do norte do concelho que ganhou um prémio no Euromilhões, em 2015, e decidiu oferecer duas ambulâncias de transporte de doentes à AHBVB. “É bom saber que na nossa cidade há pessoas que se dedicam à causa coletiva desinteressadamente, por generosidade, por solidariedade, por gosto de fazer o bem”, afirmou o autarca, prosseguindo: “Às vezes, quando a sorte nos bafeja, há pessoas que caiem na tentação de se isolarem do mundo e se esquecem que há mais vida para além do umbigo de cada um de nós”. “A vossa oferta é um gesto notável que também como presidente da Câmara Municipal de Coimbra quero aqui publicamente enaltecer e agradecer”, concluiu.

O agradecimento à família Figueiredos, pela doação das ambulâncias à AHBVB, foi um ponto comum a todos os dircusos. O comandante da corporação, Acácio Monteiro, agradeceu as duas viaturas e lembrou que elas “vão ajudar muito nas missões que dedicamos aos munícipes, ajudando os mais carentes e necessitados a trilhar os caminhos para a recuperação das suas vidas”. Já o presidente da direção da AHBVB chamou a família ao palco para uma homenagem e a entrega de uma lembrança. Gonçalo Santos protagonizou ainda um dos momentos mais emotivos do dia, num discurso de despedida sentido, que teve direito a lágrimas e a aplausos de todos os presentes. O presidente da AHBVB abandona o cargo este ano.

A cerimónia de celebração do 79º aniversário da AHBVB contou ainda com a benção das viaturas, a receção de dez jovens que passaram a integrar o corpo ativo dos bombeiros e a condecoração de bombeiros da corporação pelos seus anos de serviço. Estiveram ainda presentes no evento o vereador da CM Coimbra, Jorge Alves, o presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra, Fernando Carvalho, o Comandante Distrital de Operações de Socorro de Coimbra, Carlos Luís Tavares, e o presidente da Junta de Freguesia de Brasfemes e vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral da AHBVB, João Paulo Marques.  

Sem comentários:

Enviar um comentário