Bombeiros Portugueses em Protesto - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 9 de dezembro de 2018

Bombeiros Portugueses em Protesto


A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) reitera que assume as responsabilidades das decisões tomadas em Santarém e garante que o socorro e o apoio às populações não esteve nem nunca estará em causa.

A LBP lamenta as pressões que a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e o próprio Ministro da Administração Interna estão a fazer. Mais valia que atempadamente o Ministério da Administração Interna e a ANPC tivessem assumido as responsabilidades que lhes cabem e tivessem acolhido as propostas da LBP.

Depois de mais de 600 anos de história, os Bombeiros portugueses em consequência dos diplomas aprovados em Outubro pelo Conselho de Ministros, decidiram tomar uma decisão de excepção. Uma vez esgotadas todas as tentativas de negociação, para alterar erros graves que irão afectar não só os Bombeiros, mas principalmente colocar irresponsavelmente em causa o socorro de toda a população portuguesa, chegou o momento de dizer basta! Soldados da paz ao serviço da população portuguesa: SIM! Soldados deste ou daquele partido, deste ou daquele governo, deste ou daquele interesse: NÃO!

Assim, tendo em conta estes pressupostos, e em resultado da Reunião Nacional de Bombeiros e do Conselho Nacional da LBP realizados ontem em Santarém, foi deliberado por unanimidade e aclamação de pé que a partir das 00h01 de hoje:

·         Deixaram de ser reportadas as comunicações de ocorrências à ANPC;

·         Assumimos a não participação no DECIR 2019;

·         Faltaremos a todas as cerimónias oficiais em que estejam presentes membros do Governo e/ou membros da ANPC.

Todas estas medidas serão mantidas até que o Governo reflita e consagre em Lei as legítimas reivindicações dos Bombeiros. Os Bombeiros voluntários reclamam:

·         Uma direção nacional de bombeiros "autónoma independente e com orçamento próprio";

·         Um comando autónomo de bombeiros;

·         O cartão social do bombeiro.

Informa-se Portugal e todos os Portugueses de que a sua segurança continuará a ser assegurada com os mesmos níveis de prontidão, eficiência e socorro, mas articulando-se agora os vários corpos de bombeiros entre si, de resto como sempre o fizeram no passado. Não há proteção civil sem bombeiros! Mas há e haverá sempre bombeiros sem governo. Assim nasceram eles há mais de seis séculos atrás, exactamente porque já aí, o Estado não cumpria as suas obrigações. É nossa convicção que para grandes males, grandes remédios. Não brinquem com os Bombeiros nem com a população que sempre esteve e estará ao nosso lado.

Em caso de dúvidas ou se pretender esclarecer melhor sobre esta matéria, a população poderá dirigir-se ao quartel de Bombeiros da sua área de residência e procurar o Comandante, o Presidente ou alguém devidamente credenciado e habilitado para o informar sobre o que se está a passar.

Sem comentários:

Enviar um comentário