Acidente de Borba: LBP Critica Atitude do Presidente da ANPC - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Acidente de Borba: LBP Critica Atitude do Presidente da ANPC


A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) elogia todos os operacionais que intervieram no acidente ocorrido na pedreira de Borba e a coordenação desempenhada pelo comando distrital de Évora da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

A LBP elogia os bombeiros e todos os outros operacionais que ali deram o seu melhor com risco da própria vida, como ficou amplamente demonstrado. Mais uma vez a comunidade ficará credora de todo o respeito e admiração para com todos eles.

Contudo, a LBP lamenta a atitude tomada pelo presidente da ANPC, Mourato Nunes, por nunca ter aparecido no decorrer das operações e só ter surgido para o encerramento das mesmas, assumindo a conferência de imprensa, subalternizando quem lá esteve durante todo o período, e por não ter estado rodeado dos vários representantes dos operacionais que estiveram no terreno. O seu cargo de presidente da ANPC exigia e exige uma presença assídua, o que nunca aconteceu, por isso era dispensável a sua presença na fase final das operações. Procurar retirar louros de uma acção na qual nunca participou era dispensável e é lamentável. Os operacionais que sempre estiveram presentes e que deram o seu melhor não são credores de tamanha desconsideração.

Entendemos que essa responsabilidade deveria ter continuado a ser exercida pelo Comandante Distrital, rodeado desses mesmos representantes, a quem cabia fazer o encerramento dos trabalhos, e não a qualquer outra personalidade por mais “importante” que seja.

Para a LBP, fica mal ao presidente da ANPC essa omissão, facto que demonstra, mais uma vez, que no seio da proteção civil em Portugal, há uns que trabalham e outros que só aparecem no final para colher louros.

Sem comentários:

Enviar um comentário