Furacão Leslie traz chuva forte e ventos de 90 km/h à Madeira este sábado - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Furacão Leslie traz chuva forte e ventos de 90 km/h à Madeira este sábado


O Instituto Português do Mar e da Atmosfera avisa que o Furacão Leslie, que está em progressão no Atlântico se encaminha para as proximidades das ilhas da Madeira e Porto Santo, que poderão sentir os seus efeitos já este sábado. Segundo o IPMA, às 10h00 desta sexta-feira, "o centro do furacão Leslie, localizava-se a 1312 km a su-sudoeste (SSW) da ilha da Madeira com um mínimo de pressão de 969 hPa. O furacão está a deslocar-se para este-nordeste (ENE) a 44 km/h, pelo que de acordo com a previsão, sendo muito provável (probabilidade de 60 a 80%) das ilhas da Madeira e Porto Santo começarem a sofrer os seus efeitos, a partir das 07h00 de sábado, dia 13. 

Segundo o IPMA, "nestas condições prevê-se, a partir da manhã de sábado, vento forte do quadrante sul (S) com rajadas até 90 km/h gradualmente rodando para noroeste (NW) sendo que, nas regiões montanhosas o vento será FORTE a MUITO FORTE com rajadas até 110 km/h". Prevê-se ainda "um aumento da agitação marítima, com ondas de 5 a 7 metros de altura significativa e 10 a 12 metros de altura máxima do quadrante oeste (W). Espera-se ainda, precipitação por vezes forte, acompanhada de trovoada. 

TAP cancela voos 

A TAP antecipou três voos previstos para partirem sábado de manhã da Madeira e cancelou a operação no arquipélago naquele dia até às 18h00 , devido ao mau tempo provocado pela passagem do furacão Leslie. Questionada pela agência Lusa, fonte oficial da TAP indicou esta sexta-feira que "os três primeiros voos com partida da Madeira amanhã [sábado] - dois para Lisboa e um para o Porto - são antecipados e terão as suas partidas da Madeira a verificarem-se na noite desta sexta-feira".

"A restante operação da TAP de e para a Madeira no dia de amanhã [sábado], até às 18h00, é cancelada", acrescentou. No entanto, segundo a mesma fonte, a TAP "irá realizar dois voos extra no domingo" um num Airbus 330 (A330) e outro num A320 Furacão e deverá chegar ao norte de África como tempestade tropical O Centro Nacional de Furacões dos EUA está a acompanhar a trajetória do furacão, que se prevê que se vá aproximando da costa do norte de África nos próximos dias. No entanto, o furacão deverá perder força durante o trajeto, atingindo Marrocos e o Sara Ocidental com a categoria de tempestade tropical.

Fonte: Correio da manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário