POCIF Reforçado e Bombeiros Formados e Equipados - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 8 de julho de 2018

POCIF Reforçado e Bombeiros Formados e Equipados


Foi apresentado no início do mês de junho, numa sessão que contou com a presença de Miguel Albuquerque, presidente do governo Regional da Madeira o Plano Operacional de Combate a Incêndios Florestais (POCIF) da região autónoma que este ano surge substancialmente reforçado, desde com um meio aéreo.

O dispositivo, envolve todos os corpos de bombeiros – sapadores, municipais, mistos e voluntários –, forças de segurança, Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacional Republicana (GNR), o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e o Exército.

O POCIF foi acionado a 15 de junho e vigorará até 15 de outubro, período que, no entanto, poderá ser alterado, leia-se prolongado, “em função das condições meteorológicas”, conforme assinala o Serviço Regional de Proteção Civil.

Este ano, face ao dispositivo de 2017, verifica-se um aumento do numero de equipas de patrulhamento, mas as grandes alterações surgem com o reforço do meio aéreo e a respetiva brigada e com entrada em cena, pela primeira vez, da figura do oficial de ligação do quadro de comando dos corpos de bombeiros.

Entretanto, de 28 de maio a 14 de junho, decorreu no Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, a formação para certificação ou recertificação das equipas que vão assegurar a vigilância, o patrulhamento e o combate no âmbito do POCIF de 2018. Da mesma forma, de 4 a 22 de junho este organismo recebeu os operacionais das brigadas helitransportadas, todos recrutados nos corpos de bombeiros da região autónoma, para uma formação coordenada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e ministrada por elementos da Força Especial de Bombeiros (FEB) e da Escola Nacional de Bombeiros.

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque esteve, recentemente, no quartel dos Voluntários da Ribeira Brava, para fazer a entrega de equipamento de proteção individual (EPI) para combate de incêndios florestais.

Neste ato o governo disponibilizou 625 fatos completos, 625 pares botas, 625 camisolas interiores, 625 cogulas, 625 pares de luvas, 625 fire shelter, 625 máscaras de evacuação, 625 máscaras de partículas e respetivos filtros e ainda 325 capacetes florestais.

LBP

Sem comentários:

Enviar um comentário