INEM e Fundação EDP atribuem 37 Compressores Cardíacos Externos a VMER e Helicópteros de Emergência Médica - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 16 de julho de 2018

INEM e Fundação EDP atribuem 37 Compressores Cardíacos Externos a VMER e Helicópteros de Emergência Médica


Para melhorar a assistência médica a doentes que sofram paragem cardiorrespiratória em ambiente pré-hospitalar, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Fundação EDP vão entregar amanhã 33 compressores cardíacos externos a Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) e paralelamente equipar os quatro Helicópteros de Emergência Médica com este mesmo equipamento.

O investimento realizado pelo INEM foi de 374.092,20€, financiado em 75% pela Fundação EDP, na sequência de um projeto apresentado pelo Instituto ao “Programa EDP Solidária – Saúde 2017” que foi selecionado como um dos vencedores pela sua relevância médica e social.

Os compressores cardíacos externos permitem aplicar de forma automática, contínua e segura, compressões torácicas a doentes em paragem cardiorrespiratória, no local da ocorrência e durante o transporte até às Unidades Hospitalares. A sua utilização possibilita a realização de compressões torácicas mais eficazes, evitando a fadiga, inconsistências e pausas normalmente associadas às compressões torácicas quando realizadas manualmente, ao mesmo tempo que liberta os profissionais de saúde para a realização de intervenções diferenciadas necessárias nestes doentes.

Com a entrega destes compressores, o INEM capacita a 100% a sua rede de meios de Suporte Avançado de Vida, designadamente as 44 VMER e os quatro Helicópteros de Emergência Médica, com este tipo de equipamento.

A cerimónia de entrega de compressores cardíacos externos tem lugar amanhã, às 16 horas, no Museu da Eletricidade, em Lisboa. É presidida pela Secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos.

Sem comentários:

Enviar um comentário