Portugal Reforça Cooperação com Espanha no Combate aos Incêndios - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 1 de junho de 2018

Portugal Reforça Cooperação com Espanha no Combate aos Incêndios


O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou que Portugal vai reforçar a cooperação com Espanha no combate aos incêndios através da disponibilidade de meios aéreos e de meios terrestres.

Na Covilhã, numa conferência que decorreu na Universidade da Beira Interior, Eduardo Cabrita referiu o acordo entre os dois países foi assinado durante a visita do Ministro a Madrid, a 25 de maio, e que «o governo espanhol assume o pré-posicionamento de estruturas de apoio que poderão ser direcionadas para Portugal e que ficam na Galiza, em Salamanca e perto de Badajoz».

O aumento dos meios em Portugal, que estarão disponíveis durante todo o ano, é acompanhado por uma alteração na gestão: «Vamos ter mais meios aéreos ao longo de todo o ano e vamos ter estruturas de coordenação de gestão de meios aéreos: duas aeronaves para gerir a coordenação dos outros meios aéreos».

Eduardo Cabrita acrescentou que também foi reforçada a articulação de Portugal com o mecanismo europeu de proteção civil e sublinhou que as medidas tomadas na prevenção e combate ao incêndio deixam o País numa fase mais adiantada de preparação do que «em qualquer dos anos anteriores».

O Ministro destacou algumas das medidas mais relevantes neste processo, como o projeto «Aldeia Segura, Pessoa Segura», o reforço do dispositivo, que pela primeira vez terá mais do que dez mil elementos, a criação de mais 80 Equipas de Intervenção Permanente, o reforço dos Grupos de Intervenção Proteção e Socorro da GNR e ainda a maior articulação com as Forças Armadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário