Piloto Provoca Pânico com 'Héli' de Incêndios - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Piloto Provoca Pânico com 'Héli' de Incêndios


As manobras do helicóptero da Autoridade Nacional de Proteção Civil provocaram o pânico no complexo desportivo de Santa Maria da Feira, sábado de manhã. "Estiveram em risco mais de mil pessoas e, por muito experiente que fosse o piloto, as coisas poderiam ter corrido muito mal" disse, ao CM, Rui Tavares, uma das pessoas que assistiu à exibição de um helicóptero de combate a fogos florestais, propriedade do Estado. 

Naquele momento decorriam três jogos da formação do Feirense. "Ficámos muito assustados e os diretores do clube correram para proteger as crianças. O aparelho sobrevoou todo o perímetro do recinto, fez voos rasantes aos postes de iluminação e imobilizou-se a pouca altura num campo onde estavam cinco crianças a jogar à bola. O voo errático, e nada estabilizado, dava a entender que iria aterrar de emergência", adiantou a mesma testemunha, que fez um vídeo de toda a situação. "Não sei o que levou o piloto a fazer isto", adiantou. 

As manobras também foram vistas pelos moradores. "Ouvi um barulho enorme que fez estremecer os vidros das janelas. Corri para o meu quintal e vi um helicóptero a voar muito baixinho sobre o campo do Feirense" contou Maria Conceição, vizinha do complexo desportivo. "O helicóptero esteve mesmo a pique por cima do campo. Àquela hora, os campos estão cheios de crianças" afirmou Valentim Santos, outro vizinho. 

O clube vai denunciar o caso à autoridade nacional de aeronáutica.

PORMENORES

Combate ao fogo 
O helicóptero A350 B3 é um meio ligeiro de combate a fogos. É usado pela Proteção Civil no ataque inicial aos incêndios florestais. Transporta uma brigada de cinco elementos para atuar num raio de 40 km. 

Jogos a decorrer 
Passaram 10 equipas pelo campo de formação do Feirense: cinco equipas de formação da casa, duas do UD Fermedo, duas da Sanjoanense e uma da AD Taboeira. O recinto é constituído por quatro campos. 

'Heli' da ANPC 
O helicóptero usado nas manobras acrobáticas sobre o complexo desportivo é um dos três aparelhos que são propriedade da Autoridade Nacional Proteção Civil. O aparelho está alocado em Braga.

Fonte: Correio da Manhã


Sem comentários:

Enviar um comentário