Bombeiros Combatem Solidão dos mais Velhos - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Bombeiros Combatem Solidão dos mais Velhos


São mulheres, entre os 59 e os 91 anos, e participaram em várias ações de combate à solidão e isolamento promovidas pelos Bombeiros de Leça do Balio, Matosinhos, desde o final de agosto, no âmbito do projeto social PAZ - Proteger, Apoiar, Zelar. 

"Já tivemos estimulação cognitiva, através da gerontologia, terapia assistida por animais, a parte da saúde com a enfermeira, vamos ter a ginástica adaptada e meditação dinâmica", indicou a psicóloga Cláudia Costa, que dinamiza a iniciativa. O projeto PAZ nasceu da perceção dos bombeiros, no transporte diário das pessoas para consultas ou emergências hospitalares, de que "precisavam muito de companhia e de quem as ouvisse", disse o comandante da corporação. Carlos Abalada espera que o "projeto pioneiro" se prolongue pelo máximo de tempo possível, já que a população "está cada vez mais envelhecida". Indica que a corporação está disponível "a receber estas pessoas durante o tempo que elas quiserem". 

As nove mulheres que integram o projeto PAZ foram selecionadas "segundo critérios sociais e de acareação", referiu a psicóloga Cláudia Costa, que sublinha a importância das atividades. "Dá-lhes algum ânimo e prazer em sair de casa e sentirem-se bem", explicou. Maria Pereira, 63 anos, considera importante "conviver" e assume que está "a adorar" a iniciativa dos Bombeiros de Leça do Balio. "Nesta idade, precisamos de exercitar a memória, de não estarmos parados, e isto é bom. Tenho muitos amigos e sinto-me feliz com as capacidades que ainda tenho", disse Celeste Braga, de 91 anos, que está há quatro num lar.

Fonte: Correio da manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário