Mais de 70 Concelhos do Continente em Risco Máximo de Incêndio - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Mais de 70 Concelhos do Continente em Risco Máximo de Incêndio


Mais de 70 concelhos de 11 distritos de Portugal continental apresentam hoje risco 'máximo' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, mais de 70 concelhos dos distritos de Faro, Bragança, Vila Real, Braga, Porto, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém e Portalegre estão em risco 'máximo'.

O IPMA colocou ainda em risco 'muito elevado' e 'elevado' de incêndio vários concelhos de quase todos os distritos do continente (18).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o reduzido e o máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Na quinta-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou para o agravamento do risco de incêndio em todo o continente devido às previsões do tempo quente e seco.

Num aviso à população, a Proteção Civil referiu que "o risco de incêndio apresenta um agravamento significativo em todo o território continental", sendo "muito elevado e máximo na região do Algarve e em todas as regiões do interior".

O alerta da ANPC surge na sequência da informação pelo IPMA de um agravamento das condições meteorológicas com uma subida gradual da temperatura máxima e a redução da humidade relativa do ar, sem recuperação significativa durante a noite.

"Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável tempo quente e seco, vento moderado com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais", segundo a ANPC.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral a norte do Cabo Carvoeiro até meio da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira da região Centro.

A previsão aponta ainda para vento fraco, soprando moderado a forte de nordeste nas terras altas até meio da manhã e a partir do final da tarde, sendo temporariamente moderado de noroeste na faixa costeira ocidental durante a tarde.

Está também prevista neblina ou nevoeiro em alguns locais do litoral a norte do Cabo Carvoeiro e subida da temperatura máxima no litoral das regiões Norte e Centro.

No que diz respeito às temperaturas, as mínimas vão variar entre 09 graus Celsius (em Braga) e 24 (Portalegre) e as máximas entre 25 (no Porto) e 37 (em Santarém).

Fonte: Noticias ao Minuto

Sem comentários:

Enviar um comentário