INEM Atrasa Socorro a Banhista no Algarve - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 12 de setembro de 2017

INEM Atrasa Socorro a Banhista no Algarve


O socorro ao banhista inglês de 56 anos que morreu sábado depois de um mergulho junto à praia do Pontal, em Lagoa, ficou marcado por falhas no socorro depois dos meios do INEM terem andado às voltas entre Armação de Pera e Ferragudo. Segundo o CM apurou, o alerta foi dado às 13h31, pelo mestre da embarcação marítimo-turística na qual o turista estava a dar um passeio. 

A vítima mergulhou e foi a nado até à praia, onde caiu inanimado. Quando o salva-vidas de Ferragudo chegou estava em paragem cardiorrespiratória. "Por indicação do CODU, a vítima foi transportada para Armação de Pera, onde estaria a ambulância. Depois surgiu a indicação de que devia ir para Ferragudo. Acabou por ficar em Armação, onde o óbito foi confirmado", disse ao CM o comandante da Capitania do Porto de Portimão.

Questionado pelo CM, o INEM diz que a atuação foi "adequada". Revelou que às 13h36 foi acionada a ambulância de Alcantarilha para Armação de Pera, "indicada como o local de acessibilidade mais próximo". Às 13h43, o MRCC informou que o salva- vidas ia para Ferragudo. O CODU acionou então meios de Portimão. Às 14h06, a Polícia Marítima informou que a vítima estava em Armação de Pera e às 14h07 foi acionada a VMER de Albufeira e a ambulância de Alcantarilha.

Ambulância avariada 

A ambulância do INEM colocada na Cruz Vermelha de Armação de Pera está avariada. Está a ser substituída por uma viatura da Cruz Vermelha, que no sábado estava ocupada. 

40 minutos às voltas 

Devido às voltas da ambulância, esta chegou junto da vítima entre meia-hora a 40 minutos após o alerta, referiu ao CM o comandante do porto de Portimão.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário