A mulher de 41 anos seguia em direção a casa, depois do trabalho, quando começou a sentir fortes contrações, ao final da tarde de terça-feira, em Vandoma, Paredes.
Os Bombeiros de Baltar foram ao local e tinham acabado de iniciar o transporte da grávida para o hospital quando pararam a ambulância, em plena EN15, e fizeram o parto. Foi o primeiro dos dois elementos da corporação - Susana Mota, de 32 anos, e Pedro Silva, de 28. "Mal chegámos perto da grávida, percebemos que as contrações eram de minuto a minuto e que ia ser tudo muito rápido", revelou Susana Mota.
"A viatura médica vinha ao nosso encontro, mas quando chegou, o menino já tinha nascido. Depois foi só estabilizar a mãe e o bebé. Correu tudo bem porque este foi um trabalho feito em equipa", frisou Pedro Silva. Apesar de os dois bombeiros terem recebido formação para os partos, na hora de trazer um bebé ao Mundo, chega sempre o nervosismo. "A formação não é real. E o que aconteceu foi mesmo real. Foi fácil e correu tudo bem porque nos ajudámos um ao outro", contou Pedro, bombeiro na corporação de Baltar desde 2003.
"Estava nervosa porque era a primeira vez. Para a próxima espero estar mais relaxada", explicou Susana. Mãe e filho foram depois transportados bem de saúde para o Hospital de Penafiel. Ontem, Susana Mota falou ainda com a mãe do bebé, que se mostrou muito agradecida. "Agora esperamos uma visita da mãe e do bebé aqui no quartel", disse a bombeira.
Fonte: CM
Sem comentários:
Enviar um comentário