Um grupo de bombeiros assegurou durante vários anos o lugar de tripulante da viatura médica de emergência rápida (VMER) de Cascais a partir do momento do seu arranque há 25 anos.
Tratou-se da primeira VMER criada em Portugal com base hospitalar. Até então o INEM apenas dispunha de uma na cidade de Lisboa. O seu arranque em Cascais resultou do esforço conjugado do Hospital de Cascais, da Câmara Municipal de Cascais, do INEM e, também dos Bombeiros Voluntários de Cascais no apoio logístico.
A passagem do quarto de século daquele serviço em Cascais foi celebrada no Centro Cultural de Cascais numa sessão presidida pelo presidente da Câmara, Carlos Carreiras, que contou com mais de uma centena de pessoas, entre responsáveis das entidades envolvidas, médicos, enfermeiros e tripulantes que trabalharam na viatura ao longo dos anos.
O primeiro coordenador da VMER, em abril de 1991, e um dos impulsionadores do projeto, o médico Manuel Costa Matos fez uma resenha histórica, quer do arranque, quer das diferentes fases do funcionamento da viatura. Seguiram-se testemunhos de muitos dos profissionais que passaram ou ainda se mantém a trabalhar nela.
O grupo de bombeiros foi sucessivamente desfeito quando os enfermeiros, alguns também bombeiros, passaram a ocupar o lugar do tripulante.
LBP
Sem comentários:
Enviar um comentário