Tuberculose ou Pneumonia? Conheça Sintomas da Tuberculose - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Tuberculose ou Pneumonia? Conheça Sintomas da Tuberculose


A tuberculose é responsável pelo morte de 3 pessoas a cada minuto em todo o mundo.

Afeta maioritariamente países em desenvolvimento, contudo até 2014 Portugal era o único país da Europa Ocidental com níveis de incidência de tuberculose acima da linha vermelha de 20 casos por cada 100 mil habitantes.

A tuberculose tem vindo a diminuir de forma consistente em Portugal, mas está longe de estar erradicada. É uma doença que apresenta um forte estigma social.

Há queixas de pacientes aos quais foi diagnosticado pneumonia e posteriormente identificou-se ocorrência de tuberculose. Para perceber as caraterísticas da pneumonia, consulte: Pneumonia em Adultos: Sintomas da Pneumonia Bacteriana e Viral!

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também outros componentes do organismo como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

A transmissão da tuberculose é direta, ou seja de pessoa para pessoa. A pessoa com tuberculose ao falar, espirrar ou tossir expele pequenas gotículas de saliva que podem contagiar as pessoas que estejam próximas.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é uma doença que só afeta quem passa fome ou quem é alcoólico. Qualquer pessoa com o sistema imunitário debilitado pode ser contagiada com tuberculose.

Quais são os sintomas da tuberculose?

Alguns pacientes não apresentam qualquer sintoma provocado pela tuberculose. Há casos de pessoas que tiveram a doença durante anos sem que se tenham apercebido. Nestes casos, a doença aproveita alguma fragilidade na saúde da pessoa para se fazer sentir e provocar danos de uma forma mais grave e intensa.

Os principais sintomas são:
1. Tosse seca contínua (fase inicial)
2. Tosse com secreção de pus ou sangue
3. Febre baixa
4. Suor excessivo durante a noite (sudorese noturna)
5. Falta de apetite
6. Palidez
7. Emagrecimento acentuado
8. Rouquidão
9. Sensação de fraqueza

Em casos mais graves:
10. Dificuldade acentuada na respiração
11. Colapso do pulmão

Sem comentários:

Enviar um comentário