Em Portugal existem 7454 bombeiros integrados no Quadro de Honra (QH) das associações e corpos de bombeiros do Continente.
Os números atualizados referem-se ao Recenseamento Nacional de Bombeiros Portugueses (RNBP) da Autoridade Nacional de Proteção Civil. Olhando para os dados disponibilizados ao ‘Bombeiros de Portugal’, conclui-se que é no distrito de Lisboa que o número de elementos no QH é superior, com cerca de 1400 bombeiros. Pelo inverso, o distrito de Bragança conta com o menor número, 121 elementos. (ver tabela)
O ‘BP’ tentou fazer uma caracterização mais aprofundada do Quadro de Honra dos nos bombeiros portugueses - faixa etária, postos, entre outros elementos, mas segundo fonte da ANPC o sistema informático não permite uma leitura rápida dos número por incapacidade técnica do mesmo.
É sabido que muitos elementos do QH, não obstante estarem afastados de atividades operacionais, continuam a desempenhar funções importantes nas associações e corpos de bombeiros de origem. Desde funções protocolares, apoio administrativo, reforço das estruturas de formação interna, incluindo, nalguns casos, o próprio acompanhamento das escolas de infantes e cadetes. Desse modo, apesar de afastados das missões operacionais, os bombeiros do QH continuam devotados no desenvolvimento das atividades das associações e dão um testemunho vivo do ditado que diz que “velhos são os trapos”.
Fonte: LBP
Sem comentários:
Enviar um comentário