O Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel, vai promover as I Jornadas de Psiquiatria – “Psiquiatria e Medicina Geral e Familiar – (Des)Encontros”, nos próximos dias 8 e 9 de maio, no Auditório do Museu de Penafiel.
Estas jornadas destacam a interligação com os médicos dos Cuidados de Saúde Primários que operam em toda a área de influência do Tâmega e Sousa, promovendo a troca de experiências e de formação técnico-científica, de forma a obter melhores respostas na orientação e no tratamento dos doentes com patologia mental.
Segundo Teresa Cabral, presidente da Comissão Científica, as jornadas pretendem “alargar canais de comunicação entre Técnicos de Saúde Mental e de Medicina Geral e Familiar, para melhor identificar os estrangulamentos e necessidades bem como organizar projetos futuros”.
A organização das jornadas é realizada em parceria com os Agrupamentos de Centros de Saúde do Tâmega e Sousa.
Nos dois dias destas Jornadas, “Contingências da Saúde Mental”, “Dor, Perturbações do Sono e Memória – diagnóstico e intervenção”, “(Dis) Função da família no desenvolvimento da criança e do jovem”, “O Adoecer dos Afetos” e “Pontes para a Comunidade” são alguns dos temas que vão ser abordados.
Para além dos debates, irão também decorrer, em paralelo, comunicações livres e apresentações de posters, bem como vários workshops: “Sexualidade – (des) Prazer- - como lidar com as patologias mais comuns na prática clínica”, “Entrevista de avaliação do Risco de Suicídio”, “Saber relaxar como fundamento de qualquer prática meditativa” e ainda “Entrevista motivacional em Alcoologia”.
O programa contará também com um painel de oradores do Departamento de Psiquiatria do CHTS em parceria com ACES, e também com a participação de psiquiatras de outras instituições hospitalares, como o Hospital S. João, Hospital Magalhães Lemos, e do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho. Este evento conta ainda com a presença do Presidente do Conselho Regional de Saúde Mental do Norte, o Doutor Jorge Bouça, que irá moderar o debate sobre “Rumos de saúde Mental.
Fonte: A Verdade