Proteção Civil Participa em Exercício de Busca e Salvamento com Equipas dos EUA e Canadá - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 5 de maio de 2015

Proteção Civil Participa em Exercício de Busca e Salvamento com Equipas dos EUA e Canadá

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) participa no V Encontro de Centros de Busca e Salvamento dos Açores, marcado este ano pela realização do ASAREX15 – Advanced Search And Rescue Exercise, que decorre até 8 de maio e conta com a presença inédita de equipas de salvamento dos EUA e Canadá.

O ASAREX15 é um exercício de busca e salvamento de grande escala que pretende treinar os procedimentos para uma situação de queda de uma aeronave no mar, envolvendo não só as unidades de busca e salvamento existentes no arquipélago dos Açores, mas também unidades internacionais.

O exercício, que foi hoje apresentado na Base Aérea n.º 4, na ilha Terceira, é promovido e coordenado pelo Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes), envolvendo também o SRPCBA, o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) e a Autoridade Marítima Nacional.

Para além das entidades locais habitualmente intervenientes em casos de busca e salvamento, estarão presentes, pela primeira vez nos Açores, as equipas United States Coast Guard, Royal Canadian Air Force, Joint Rescue Coordination Center de Halifax e Joint Rescue Coordination Center de Norfolk.

No âmbito deste encontro serão realizados vários exercícios conjuntos no mar dos Açores com meios aéreos e navais da Força Aérea, da Armada, da Guarda Costeira dos EUA e da Força Aérea do Canadá.
O ASAREX15 visa promover e maximizar as sinergias entre os vários centros de busca e salvamento e entidades intervenientes nestas ações, assim como trocar conhecimentos e experiências com entidades internacionais.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores estará representado com cerca de 40 elementos, onde se incluem membros das corporações de bombeiros de Angra do Heroísmo, Praia da Vitória e Madalena.

Fonte: Radio Atlantida