“O Presidente da República é para além de parceiro institucional, um homem que está muito atento à situação do setor e isso ficou bem patente hoje aqui”. Palavras de Jaime Marta Soares à saída do encontro realizado no Palácio de Belém, no passado dia 24 de abril.
O presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) e todos os membros do órgão executivo foram recebidos em audiência durante mais de uma hora pelo chefe de Estado, um encontro de apresentação de cumprimentos que serviu também de reunião de trabalho.
A pedido de Cavaco Silva, a Liga apresentou um conjunto de questões que atualmente preocupam os bombeiros portugueses. Em análise estiveram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais, a Lei do Financiamento das associações, o estatuto de Parceiro Social, o Cartão Social do bombeiro, a reposição da isenção das taxas moderadoras e de contagem do tempo de serviço para os bombeiros, e toda legislação enquadradora das relações laborais das associações com os seus assalariados.
Segundo Marta Soares, Cavaco Silva questionou a Liga sobre a atual situação financeira das associações humanitárias, tendo a Liga alertado para as consequências da recusa da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) em corresponder ao repto do Governo sobre a futura Lei de Financiamento. “O Senhor Presidente tem uma enorme estima e consideração pelos bombeiros e demonstrou uma total confiança no trabalho que desempenhamos”, sublinhou Jaime Marta Soares em declarações ao ‘Bombeiros de Portugal’.
Refira-se que a Liga já foi recebido pelo Presidente da República, pela Presidente da Assembleia da República, encontros de apresentação de cumprimento a pedido da Confederação.
A Liga pediu também um encontro com o Primeiro Ministro, Pedro Passos Coelho, o qual não obteve resposta.
Fonte: LBP