Quarteira: Mass Training em Suporte Básico de Vida para Pescadores e Famílias - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sábado, 18 de abril de 2015

Quarteira: Mass Training em Suporte Básico de Vida para Pescadores e Famílias

Decorreu hoje sábado, dia 18 de abril, pelas 15h00, no auditório do Centro Autárquico de Quarteira, uma sessão de Mass Training em Suporte Básico de Vida. 

Trata-se de uma organização conjunta da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira, QUARPESCA - Associação dos Armadores Pescadores de Quarteira, INEM e For-MAR, com o objetivo de ensinar os marítimos e seus familiares a agir em casos de emergência médica, nomeadamente saber efetuar corretamente as manobras de reanimação. 

Na sequência de um acidente ou de uma doença súbita, a probabilidade de sobrevivência e recuperação das vítimas depende da capacidade de quem presencia o acontecimento saber quando e como pedir ajuda e iniciar de imediato Suporte Básico de Vida. 

“Sabe o que fazer caso se depare com uma vítima inconsciente? E caso seja necessário fazer compressões cardíacas e respiração boca-a-boca, está preparado para atuar?”. Estas serão algumas das questões colocadas durante esta sessão. 

O Suporte Básico de Vida é um conjunto de procedimentos e metodologias padronizadas, que tem como objetivo reconhecer as situações de perigo de vida iminente, saber como e quando pedir ajuda e saber iniciar de imediato, sem recurso a qualquer utensílio, manobras que contribuam para a preservação da ventilação e da circulação, de modo a manter a vítima viável até a chegada do socorro.

Esta iniciativa tem a particularidade de permitir a formação em simultâneo de várias dezenas de pessoas, uma vez que a ação é coordenada por um conjunto de formadores especializados em emergência pré-hospitalar. Os participantes serão organizados em grupos distribuídos pelos diversos formadores, sendo utilizado durante o processo de aprendizagem, um sistema multimédia, para que todos tenham a oportunidade de visualizar previamente as manobras a executar, seguindo-se a realização de exercícios práticos das manobras em manequins. 

A participação é gratuita mas implica uma inscrição prévia na sede da QUARPESCA. No final todos os participantes receberão um diploma de participação. 

O INEM vê neste tipo de iniciativa uma oportunidade de incutir na sociedade civil a perceção de que cada pessoa representa um elo no conceito de cadeia de sobrevivência. A consciência de que estes procedimentos podem salvar vidas humanas deve ser incorporada o mais cedo possível na vida de cada cidadão.

Fonte: Região Sul