Presidente da LBP Defende Reforço das Federações - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 12 de março de 2015

Presidente da LBP Defende Reforço das Federações


“As exigências do futuro são cada vez mais, mas os bombeiros portugueses estão preparados para as enfrentar e nada lhes meterá medo” afirmou o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), comandante Jaime Marta Soares, na sessão comemorativa do 50.º aniversário da Federação de Bombeiros do Distrito de Aveiro, a mais antiga do país.

“Vão haver mudanças, vão haver novos paradigmas mas nós temos que estar preparados para eles e temos que os saber enfrentar”, alertou o presidente da LBP afirmando que “os bombeiros portugueses sabem de onde vêm, onde estão, para onde vão e, acima de tudo sabem aquilo que representam na sociedade portuguesa” e que, perante os poderes constituídos, “saberão sempre responder com lealdade, com disponibilidade mas assumindo sempre a sua autonomia, a sua força e a sua independência perante quem quer que seja”.

“A Federação de Aveiro foi e é uma federação bem organizada, um ponto de referência, um farol de grande relevância no conjunto de todas as outras cujo papel devo também realçar”, defendeu o comandante Marta Soares sublinhando que, “não obstante a essência, a grande força dos bombeiros assentar essencialmente nas associações e corpos de bombeiros cabe também às federações um papel muito importante como a plataforma mais próxima para em articulação com a LBP pugnar pelas necessidades dos bombeiros e dos cidadãos”.

É com base nessas mudanças e nas novas exigências que o presidente da LBP defende “o reforço do papel e da ação das federações” garantindo a sua auscultação cada maior, na articulação e concertação em torno dos temas mais importantes e mais candentes que se apresentam aos bombeiros.

Na mesa que presidiu à sessão, além do presidente da LBP, estiveram presentes, o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, o presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Francisco Grave Pereira, do presidente da Escola Nacional de Bombeiros, José Ferreira, e o diretor nacional de bombeiros da ANPC, Pedro Lopes.

A comemoração do 50º aniversário da Federação de Bombeiros de Aveiro ficou marcada por um desfile apeado e motorizado de todas as associações e corpos de bombeiros seus associados e a sessão solene durante a qual se procedeu ao descerramento das fotos de todos os dirigentes e comandantes que durante meio século asseguraram a presidência daquela estrutura. Assim, no salão da Federação passam a figurar as fotos, do comandante Adelino Lopes Ferreira de Almeida, David Cristo, Alberto Branco Lopes, Faria Gomes, José Valente de Pinho Leão, comandante António Machado, comandante Ramiro Alegria, Mário Saraiva, comandante António Castro, comandante António Valente e comandante Gomes da Costa.

Recorde-se que recentemente decorreram na Federação de Aveiro as eleições para os órgãos sociais do triénio 2015/2017. As presidências dos três órgãos passam a ser asseguradas pelo comandante Gomes da Costa (assembleia-geral), Paulo Marco Costa Braga (direção) e Rogério Vieira da Silva (conselho fiscal).

Fonte: Jornal LBP