
A GNR anunciou hoje a detenção do presumível autor de uma queimada que originou um incêndio no concelho de Alvaiázere, elevando para dois o número de detidos nesta semana no distrito de Leiria devido a esta situação.
Em comunicado, o Comando Territorial de Leiria da GNR esclarece que o incêndio ocorreu na manhã de quarta-feira, na localidade de Barqueiro, freguesia de Maçãs de D. Maria, e "teve origem na queima de sobrantes agrícolas que alastrou à área florestal, tendo ardido cerca dois hectares".
Segundo a GNR, elementos do posto de Alvaiázere do Destacamento Territorial de Pombal, quando "chegaram ao local, de imediato tentaram recolher indícios que levassem ao responsável" do incêndio, tendo sido detido um homem de 60 anos residente no concelho de Ferreira do Zêzere, distrito de Santarém, pela prática do crime de incêndio florestal.
A GNR aconselha as pessoas a acompanharem a queima de sobrantes até esta estar terminada e a certificarem-se, quando abandonam o local, de que está extinta.
Por outro lado, esta força policial pede aos cidadãos para que tenham sempre por perto meios de extinção, como água, balde de areia ou extintor, advertindo ainda para que não efetuem queimas perto de áreas florestais ou de materiais combustíveis e nos dias de elevadas temperaturas e com ventos fortes, mesmo no período em que as mesmas são autorizadas.
Fonte: Noticias ao Minuto