Criança Nasce em Ambulância de Sines - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sábado, 21 de março de 2015

Criança Nasce em Ambulância de Sines

Eram cerca do meio-dia da passada sexta-feira, 20 de Março, quando o Posto de Emergência Médica dos Bombeiros Voluntários de Sines foi ativado para um serviço de pré-hospitalar em Sines, para uma parturiente em fim de tempo.

Na chegada ao local os operacionais do Bombeiros Voluntários de Sines constataram a existência de uma grávida em fim de tempo, como indicação anterior vinda do 112. Após este fato foi feita uma passagem de dados para o INEM que decidiu enviar a viatura médica para o local. Depois da análise à situação, o médico do INEM indicou que a parturiente deveria se deslocar para o Hospital de Setúbal a fim de se efetuarem os trabalhos para o parto. De informar que o transporte foi feito sem acompanhamento da viatura médica e por conseguinte sem médico e enfermeiro.

Durante a viagem até ao Hospital de Setúbal a criança deu sinais de querer nascer, pelo que não foi estranhar que as três bombeiras que compunham a guarnição da ambulância tenham decidido parar no quilómetro 81 da A2, perto das portagens de Alcácer-do-Sal devido ao rebentamento do saco das águas. Foi feita uma nova informação para o 112 mas a criança nasceu poucos minutos depois, sem que desse tempo de chegar ajuda diferenciada. 

Atendendo que não seria a primeira gravidez da parturiente e que o parto tinha decorrido dentro da normalidade, os bombeiros foram aconselhados a retomarem o transporte e seguiram para o Hospital de Setúbal, onde já eram esperados.  
Este fato já não é estranho aos Bombeiros Voluntários de Sines. Há cerca de um mês os operacionais da corporação já tinham constatado o nascimento de uma criança em casa, sem que houvesse tempo de a deslocar para o Hospital. 

De apontar também que a unidade hospitalar mais próxima com serviço de Obstetrícia é o Hospital de São Bernardo em Setúbal, a cerca de 180 quilómetros da cidade de Sines, pelo que por diversas vezes são feitos serviços de pré-hospitalar com apoio da central do 112, de forma a possibilitar um socorro mais eficaz e competente. 

CB Sines, 21 de Março de 2015