16 de Junho de 2013
A 16 de Novembro de 1990, entrava para os Bombeiros de Entre-os-Rios, mais um elemento para ajudar o próximo, elemento esse que foi "crescendo" como bombeiro (comandante) ao longo dos anos.
Na altura, muitos foram os que duvidaram das suas capacidades, mas este homem nunca foi de virar a cara à luta, e muito facilmente começou a surpreender tudo e todos, não só pela sua capacidade de adaptação, mas acima de tudo pelo seu carácter, humildade, honestidade e frontalidade com que abordava as coisas.
Foram muitas as situações que vivemos juntos ao longo destes 22 anos, houveram situações felizes e outras nem tanto. Mas fica uma certeza, em todas as situações que este homem esteve envolvido, deu sempre o seu melhor, sacrificando em muitas das vezes a sua própria vida, mas um líder é mesmo assim, acompanha sempre as suas equipas.
Foi para mim um orgulho muito grande trabalhar consigo, como também tenho a certeza que todos os outros camaradas, partilham o mesmo sentimento que eu, e a prova disso mesmo, acho que foi dada no passado Domingo dia 16 de Junho.
Todas as homenagens que lhe foram feitas, não chegam para agradecer por tudo o que foi para nós, sim, porque além de comandante, foi sempre um amigo disponível para nos ouvir, foi sempre um amigo com um bom conselho para dar, e acima de tudo foi sempre um Homem com "H" grande.
Ao longo dos anos fui aprendendo consigo como ser um homem melhor, a sua experiência de vida era uma mais valia para todos nós.
Em 22 de Novembro de 1999, vivemos juntos aquela que muito provavelmente foi das piores situações por nós vividas, o atropelamento do pequeno Miguel Ângelo, um menino de apenas 4 anos que foi atropelado mortalmente. Foi aqui que percebemos de que fibra éramos feitos, fizemos tudo o que estava ao nosso alcance, mas infelizmente de nada valeu, e o pequeno Miguel Ângelo acabou por falecer.
Em Setembro de 2004 tivemos mais uma prova de fogo, quando uma jovem de 14 anos foi arrastada por uma enxurrada, uma vez mais, este grande homem, demonstrou o que é preciso ser, e fazer, numa situação destas, dando a cara à luta e afirmando que os trabalhos de busca pela jovem só seriam terminados quando o seu corpo aparecesse, e passados dois dias foi encontrado o corpo da jovem Gisela, já sem vida.
Poderia elaborar aqui, quase um jornal, só com situações em que o nosso comandante esteve presente, e sempre com o mesmo espírito de sacrifício e entre ajuda que o caracteriza, mas você sabe melhor que ninguém, que tal coisa não é possível, pois existem coisas que vivemos no nosso dia a dia de bombeiro, que simplesmente guardamos no nosso coração para toda a vida, e quando nos lembramos delas, só conseguimos sorrir ou chorar, dependendo da situação.
Decidi fazer este post, não só por si, mas também por todos os bombeiros espalhados por esse mundo fora, para que saibam que ainda há homens que defendem uma causa de corpo e alma, há homens que defendem o lema "Vida por Vida", e que ainda há homens que como o Sr. dão tudo em prol dos outros.
Agora a 16 de Junho de 2013, muito honrosamente, passou ao Quadro de Honra.
Quero que saiba, que, apesar da sua passagem ao Quadro de Honra, será sempre o nosso comandante, será sempre o comandante e o homem que muito aprendeu connosco, mas que também sempre foi aquele comandante e homem, que muita coisa nos ensinou, para que hoje possamos ser homens e mulheres, muito melhor preparados, na nossa vida de bombeiros.
Sr. Comandante Luís Neves, foi para mim um orgulho enorme servir a população ao seu lado, servir e socorrer todos aqueles que precisavam de auxilio de uma ou de outra forma, por isso acho mais que justo este pequeno post que a si lhe dedico, mas como disse no inicio, não existem formas de agradecer nem de homenagear uma pessoa que tudo fez e tudo deu em prol dos outros.
Em meu nome pessoal o meu sentido OBRIGADO, pela sua amizade, pelo seu companheirismo, pela sua postura, pela sua honestidade, pela sua bondade, pela sua frontalidade e acima de tudo, pelo grande LÍDER que foi, e que com toda a certeza vai continuar a ser ao longo de toda a sua vida.
E nunca se esqueça de uma coisa "Bombeiro uma vez, Bombeiro para sempre".
![]() |
22 anos ao serviço deste Corpo de Bombeiros |
Com muita, muita amizade, um grande abraço;
José Filipe
Bombeiro de 2ª classe Nº49
Sem comentários:
Enviar um comentário