E se um autocarro escolar sofrer um acidente, como vai ser? - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sábado, 15 de junho de 2013

E se um autocarro escolar sofrer um acidente, como vai ser?


Ninguém quer pensar nisto, e os que pensam, simplesmente não querem pensar, ou  fazem de conta que não é nada com eles.
Mas, e se um dia um dos muitos autocarros escolares que circulam nas nossas estradas sofre um acidente grave, como vai ser? Será que alguém vai assumir a responsabilidade do excesso de lotação de alunos? Será que alguém vai dizer que já tinha alertado a quem de direito, mas que ninguém fez nada? Ou será que simplesmente vai acontecer o que acontece quase sempre no nosso país, e ninguém vai ser responsabilizado? Quem vai assumir a morte das crianças envolvidas?


Muito honestamente, acho que se um dia acontecer um acidente destes, ninguém vai ser responsabilizado, vivemos num país em que a culpa acaba sempre por "morrer" solteira, e o mal é sempre de quem fica ferido ou acaba mesmo por perder a vida.
Infelizmente somos confrontados todos os dias, com transportes escolares sobre lotados, e o mais caricato, é que toda a gente sabe, mas ninguém vê, ou melhor, não querem ver. Sim porque todos nós que vamos às escolas, quer seja para ir buscar os nossos filhos, ou simplesmente porque vamos a passar no local, sabemos que esta é a mais pura das verdades, os autocarros circulam com passageiros muito acima da sua lotação, mas o que é certo é que ninguém faz nada para tentar mudar isto.
As empresas de transporte alegam que os autocarros em que são transportados os alunos, são carreiras publicas (não dedicados ao transporte escolar que obedecem a requisitos específicos-nº de lugares sentados, cintos e vigilantes, e que para além dos lugares sentados de 55 a 60, podem transportar mais 30 pessoas de pé). Mas afinal quem é que tem razão?
Será que isto é tão importante assim? Ou será que a segurança das crianças transportadas não é o mais importante?
Fico um pouco constrangido quando vejo na maior parte das escolas, as crianças a entrarem para os autocarros, parece que estão a "meter sardinhas numa lata", tenho pena que assim seja, pois para mim o mais importante é a segurança das crianças. Eu também tenho filhos, que certamente um dia vão precisar destes transportes, e espero que daqui até lá alguma coisa mude.


As empresas alegam que os autocarros dispõem de sistemas para os passageiros que vão de pé se agarrarem, mas agora digam-me como é que uma criança de 10/11 anos consegue chegar a estes suportes, se para um adulto já não é muito fácil, imaginem para uma criança.
Eu não quero nem pensar se um dia, um autocarro destes sofre um acidente, com todas aquelas crianças de pé, acreditem que o resultado não vai ser dos melhores.
É responsabilidade de todos nós, lutar para combater este tipo de transporte, afinal é a vida dos "nossos" filhos que está em causa.
As autoridades têm vindo a fazer algumas acções de fiscalização, em Paredes, por ex. a Policia Municipal juntamente com a GNR, obrigaram a parar 8 autocarros, e exigiram que os alunos saíssem um por um, pela porta da frente. A intenção era contá-los para perceber se havia excesso de passageiros e, num dos casos, foram contabilizados 96 alunos.
No entanto, nem este autocarro, nem nenhum dos outros fiscalizados, foi multado por sobre lotação.
"Os autocarros estão licenciados para fazer carreira regular. Não funcionam como transporte escolar e, por isso estão sujeitos a regras diferentes", explica  fonte da GNR.
A mesma fonte realça que a maior parte dos autocarros tinham licença para circular com 40 passageiros sentados e 60 em pé e que, por isso, só foram passadas multas pela falta de malas de primeiros-socorros e por não estarem afixados os horários e os itinerários percorridos pelas viaturas.

Meus amigos, como é possível um autocarro transportar mais pessoas de pé do que sentadas?
Para mim os alunos não podem andar de pé, porque alguns são pequenos e não chegam aos pontos de apoio. Se houver uma travagem brusca eles, simplesmente caem.
A não-inscrição da Segurança Rodoviária na organização dos transportes escolares, além de revelar algum atraso civilizacional, é sinal da prática do "desenrasque" que alimenta um certo regime de permissividade, de negligência e de desorganização que urge combater.
Ao contrário do que seria de esperar, o poder instituído não age do lado do sujeito-cidadão obediente; não cumpre efectivamente a lei quando deve, e pouco faz para a fazer cumprir.

Esperemos que uma coisa destas não aconteça, porque se acontecer o final vai ser trágico. Mais uma vez deixo aqui a minha opinião, acho que todos nós devemos de alguma forma tentar combater estas ilegalidades, eu sei que as empresas alegam que não estão a cometer nenhuma infracção, mas eu penso que não tem lógica nenhuma as "nossas" crianças andarem a ser transportadas nestas condições (de pé). As escolas para mim, têm um papel muito importante nesta matéria, porque sabem que os autocarros normalmente não chegam para que todos os alunos sejam transportados sentados, por isso façam força para que isto tenha um fim, e aos pais que têm crianças nas escolas, mais uma vez vos peço, façam força junto dos directores de turma, junto dos conselhos directivos das escolas, para que tudo seja feito para que este tipo de transporte seja alterado.

Não deixe que isto aconteça ao seu filho, está nas mãos de todos nós, evitar que aconteça o pior.
 


Ou será que só vai ser feita alguma coisa quando isto acontecer???

As crianças são o melhor do mundo, não consigo imaginar a dor de um pai  pela perda de um filho, por isso, temos que os proteger da melhor forma possível. Eu, enquanto pai e enquanto cidadão, tudo farei para que situações destas sejam denunciadas, porque, além do atentado diário à integridade física das nossas crianças, esta é também uma contraproducente lição de cidadania para os jovens alunos do nosso país.

Não deixe que este seja o ultimo Adeus do seu filho



1 comentário: