Depressão Ingrid traz neve, agitação marítima e vento a Portugal continental, assim como alguma precipitação, sobretudo entre sexta-feira e a madrugada de sábado. GNR vai ter equipas de prevenção e IPMA fala em quantidades de neve "bem acima daquilo que é usual". Algumas aldeias poderão ficar isoladas.
O mau tempo trazido pela depressão Ingrid vai colocar todo o país em estado de prontidão especial, com exceção do Alentejo Central e do Baixo Alentejo, anunciou a Proteção Civil esta quinta-feira, numa conferência de imprensa conjunta com o IPMA e a GNR.
"Há regiões que ficarão em estado de prontidão 3 pelo impacto previsível da neve e outras pelo impacto previsível da agitação marítima que, como foi referido pelo IPMA, poderá causar galgamentos costeiros", anunciou Mário Silvestre, comandante nacional de operações da Proteção Civil.
Este nível vigora entre as 16h00 de hoje e as 23h59 de sábado.
De acordo com o comandante, o quadro meteorológico para os próximos dias coloca "um conjunto de riscos potenciais significativos", nomeadamente onde se prevê que se acumulem quantidades significativas de neve. É o caso de "algumas aldeias e lugares que poderão ficar isolados", o que terá um "impacto significativo na vida dessas pessoas" e, eventualmente, poderá comprometer a "capacidade de socorro dessas populações".
Tendo em conta essas circunstâncias, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) apela a que se evite "ao máximo a circulação nas vias rodoviárias" e se siga as "recomendações dos serviços municipais de Proteção Civil".
A ANEPC já recomendou, inclusive, o encerramento de escolas, creches e similares e outros serviços não essenciais em alguns municípios, de modo a minimizar "as necessidades de deslocação das populações".
A ANEPC recomenda também "avaliar a realização de eventos e espetáculos ao ar livre durante o período de vigência os avisos do IPMA".
O presidente da ANEPC, José Manuel Moura, também apelou à colaboração dos cidadãos, pedindo que evitem a deslocação às zonas costeiras "para ver as ondas" provocadas pela agitação marítima ou "às serras para ver a neve".
Segundo o representante, vão ser enviadas cerca de 10 milhões de mensagens telefónicas de texto (SMS) à população com medidas de proteção.
No que toca à queda de neve, "são esperadas quantidades bem acima daquilo que é usual no território português", conforme sublinhou Nuno Lopes, chefe de Meteorologia e Segurança do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
"Temos já prevista a queda de neve em vários distritos de Portugal continental, inclusive em zonas menos comuns. Na sexta-feira e madrugada de sábado, as cotas de neve que estão previstas são bem mais baixas do que aquilo que é usual", sustentou, afirmando que estas podem "descer aos 600 metros e pontualmente podem ir aos 400 metros".
Para esta quinta-feira, o IPMA prevê a "passagem do sistema frontal com precipitação que será por vezes forte", tendo já emitido avisos de precipitação e de vento. No entanto, como sublinhou Nuno Lopes, "aquilo que se destaca mais é o dia de sexta-feira e a madrugada de sábado", quando se espera "a queda de neve em vários distritos de Portugal continental, inclusive em zonas menos comuns".
O especialista alertou também para a "situação perigosa na orla costeira" e para a previsão de "aguaceiros fortes no sábado e no domingo".
Por sua vez, a Guarda Nacional Republicana (GNR) mobilizou viaturas todo-o-terreno e está em contacto com os concessionários das auto-estradas e com a Infraestruturas de Portugal (IP) para avaliar e monitorizar os itinerários rodoviários principais caso seja necessário, por razões de segurança, encerrar o condicionar algumas estradas "a viaturas todo-o-terreno ou dotadas de correntes de neve".
Na mesma conferência de imprensa, na sede nacional da ANEPC, o tenente-coronel Vítor Lima explicou que a GNR disponibilizou, através da sua Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), 34 equipas que "estarão de prevenção imediata até que termine o aviso especial de prontidão".
Noticias ao Minuto

Sem comentários:
Enviar um comentário