Na noite de segunda-feira, o comando do Corpo de Bombeiros da Covilhã apresentou ao presidente da Direção da Associação um pedido formal de exoneração dos cargos e funções que exerce. A decisão, avançada pelo portal Bombeiros.pt, é justificada por um “contexto institucional grave e insustentável”, segundo a mesma fonte.
O comunicado aponta para “reiterada falta de articulação entre a Direção da Associação e a estrutura de Comando, bem como constantes interferências no normal funcionamento da cadeia hierárquica”. Apesar de várias tentativas do comando para resolver os problemas e proteger o interesse da instituição e da população, não foi possível restabelecer “condições mínimas de respeito institucional, autonomia funcional e confiança mútua”, consideradas essenciais ao funcionamento regular do Corpo de Bombeiros.
Em consequência deste pedido, vários bombeiros voluntários solicitaram a passagem ao quadro de reserva, expressando a sua discordância face à atual liderança associativa e apelando à demissão da Direção.
O episódio destaca uma crise interna que pode ter impacto na operacionalidade do serviço de emergência local, enquanto a associação e os bombeiros tentam encontrar uma solução.
Noticias de Coimbra

Sem comentários:
Enviar um comentário