Bonny, a cadela-bombeira que encontrou menino de 9 anos desaparecido em Arcos de Valdevez - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Bonny, a cadela-bombeira que encontrou menino de 9 anos desaparecido em Arcos de Valdevez

 


Tem cinco anos, está quase fazer seis. A pastor belga é sempre acompanhada pelo seu tratador, Ricardo Martins, com quem compõem uma equipa cinotécnica dos Bombeiros Famalicenses, devidamente certificada para a realização de buscas de pessoas desaparecidas. Na madrugada desta sexta-feira, Bonny Hauskarand tornou-se (ainda mais) uma ‘estrela’ ao ter encontrado, com vida, um menino de nove anos que estava desaparecido em Arcos de Valdevez.


Como O MINHO noticiou, ontem, pelas 22:30, era dado o alerta para uma criança de nove anos desaparecida em Arcos de Valdevez. O menino, de nacionalidade venezuelana, havia sido visto pela última vez cerca das 18:30 na zona da Valeta.


Dezenas de operacionais da GNR, Bombeiros de Arcos de Valdevez e elementos do Moto Clube local foram mobilizados nas buscas.


Cerca das 23:00, os Bombeiros Famalicenses eram também acionados, tendo mobilizado, de imediato, dois binómios certificados, com os canídeos Bonny Hauskarand e Itogo de Orelav.


“No local, e em conjunto com diversos agentes de proteção civil, iniciámos as buscas no perímetro urbano da vila, colocando em prática tudo aquilo que treinámos e aprendemos”, referem os Bombeiros Famalicenses.


Estava numa casa abandonada


O relógio batia 01:08 quando Bonny deu sinal numa casa abandonada. E lá estava o pequeno Lucas, “com vida e saudável”.


“Pouco mais podemos dizer. É um sentimento que não se descreve. Não importa o porquê. Importa o desfecho. E é fenomenal”, salienta a corporação famalicense. 


O comandante dos Bombeiros Famalicenses, Bruno Alves, conta a O MINHO que Bonny tem vasta experiência no resgate de pessoas, tendo já sido mobilizada para vários cenários em diferentes pontos do país, como os casos mais recentes em Cinfães ou Figueiró dos Vinhos.


Equipa certificada


Aliás, já não é a primeira vez que a pastor belga é notícia no nosso jornal, devido às certificações que foi obtendo no âmbito de busca de pessoas desaparecidas.


Em 10 de outubro de 2024, noticiávamos que o binómio Ricardo Martins e Bonny Hauskarand havia conquistado a Certificação de Realização de Busca de Pessoas Desaparecidas, na vertente de Estruturas Colapsadas, nível II.


Em 30 de setembro do último ano, O MINHO dava também conta de que Bonny Hauskarand fora certificada com o Nível 2 de Busca em Grandes Áreas pela GNR.


“Motivo de orgulho”


Para o comandante dos Bombeiros Famalicenses, o salvamento desta madrugada é “um motivo de orgulho”.


“É uma equipa constituída aqui no nosso corpo de bombeiros e que está a agora a dar frutos”, conclui.


O Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário