Forte Explosão em Prédio de Lisboa Seguida de Incêndio deixa Três Desalojados - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

Forte Explosão em Prédio de Lisboa Seguida de Incêndio deixa Três Desalojados

 


Uma forte explosão seguida de incêndio ocorreu, esta quarta-feira de manhã, num prédio na zona de Alcântara, em Lisboa. Não há registo de feridos. Três moradores ficaram desalojados.


O alerta foi dado às 7.29 horas para uma explosão, seguida de incêndio, no número 14 da rua Alexandre O´Neill, em Lisboa, confirmou ao JN fonte do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa. Apesar do susto e dos danos causados, "não há registo de feridos", acrescentou a mesma fonte. Pelas 9.45 horas o fogo estava extinto.


A explosão, ocorrido no primeiro andar do prédio de três pisos, ocorreu "provavelmente devido a uma fuga de gás", disse à Lusa Margarida Castro Martins, responsável do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC).


Danos elevados


Os andares superiores (1º e 2º) e a cobertura ficaram destruídos pela explosão e incêndio. A explosão causou ainda outros danos em edifícios adjacentes, "mas aparentemente sem danos estruturais": o número 16 da mesma rua, também evacuado por precaução, ficou com alguns danos na fachada e os números 7 e 9 foram atingidos nas respetivas fachadas com projeções da explosão. Verificaram-se ainda danos em algumas viaturas, cujo levantamento está a ser efetuado pela PSP.


Três desalojados


Segundo a proteção civil municipal, no prédio encontravam-se duas pessoas no rés-do-chão direito e uma pessoa no 1º esquerdo, que ficaram desalojadas. Estes três moradores estão a ser acompanhados pelos serviços municipais, mas, à partida, têm alternativas de alojamento.


Margarida Castro Martins admite que outros desalojados podem surgir, uma vez que as frações afetadas eram habitadas.


Segundo o SMPC foram acionados os serviços de higiene urbana para limpeza do local e uma vistoria aos edifícios afetados foi articulada para a próxima segunda-feira, pelas 11 horas, pelos serviços municipais com a Unidade de Intervenção Territorial Ocidental (UITOC) do município.


As autoridades mantêm-se no local, nomeadamente operacionais do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, dos Bombeiros Voluntários da Ajuda e dos Bombeiros Voluntários de Campo de Ourique, além de elementos da PSP e da Polícia Municipal. Cerca das 11 horas estavam no local um total de 74 operacionais apoiados por 22 veículos.


JN

Sem comentários:

Enviar um comentário