No último domingo, dia 14 de dezembro, foi dia de festa e de reforço operacional para os Bombeiros Voluntários de Penafiel. Durante o tradicional almoço de Natal, a corporação apresentou um investimento na ordem dos 250.000 euros, traduzido em quatro novas viaturas e equipamento tecnológico de ponta.
A cerimónia ficou marcada pela apresentação de quatro novos veículos, destinados a substituir meios antigos, e pela integração de oito computadores "anti-choque" de última geração. Estes dispositivos destinam-se a equipar as ambulâncias de socorro no âmbito do projeto iTeams do INEM, modernizando a resposta na emergência pré-hospitalar.
Hélder Pinto, adjunto do comando da corporação, sublinhou a importância deste momento, afirmando que "os novos meios e equipamentos que apresentámos não são apenas viaturas e material, são a concretização de um plano estratégico cuidadosamente delineado pela Direção e Comando".
Para o responsável, o foco da corporação é "inabalável" no objetivo de "substituir equipamentos que já não cumprem os padrões de excelência que a nossa comunidade merece e, com isso, aumentar a eficiência, a rapidez e a segurança de todas as nossas intervenções de socorro".
"Queremos que cada cidadão de Penafiel se sinta genuinamente seguro e confortável com a atuação dos seus Bombeiros. A tranquilidade deles é a nossa maior recompensa", acrescentou Hélder Pinto.
O dia começou com a formatura geral, onde foram impostas as insígnias de Bombeiro de 3.ª classe aos mais novos operacionais da corporação, que concluíram com sucesso uma longa formação. O almoço de Natal serviu ainda para a distribuição de presentes às crianças e aos bombeiros.
Com o ano de 2026 no horizonte, data em que a Associação Humanitária celebra 145 anos de existência, Hélder Pinto adiantou que o investimento no futuro "não se esgota aqui", havendo "novos e ambiciosos projetos em vista".
O adjunto do comando deixou, ainda, uma palavra de agradecimento aos bombeiros, cuja dedicação descreve como "a força motriz desta casa", e às suas famílias. "Eles devem-vos muito, e nós, enquanto corporação, também. O vosso apoio incondicional é o pilar que sustenta o seu heroísmo", concluiu, referindo-se aos familiares como o "porto seguro" que compreende as ausências e os riscos da profissão.
Jornal A Verdade

Sem comentários:
Enviar um comentário