Uma mulher de 25 anos deu à luz numa ambulância em Mértola, após sentir dores na zona pélvica. O parto ocorreu a caminho do Hospital de Beja, com a assistência dos Bombeiros Voluntários de Mértola e da VMER.
Nasceu mais uma criança numa ambulância. Desta vez, o parto aconteceu no concelho de Mértola, perto da localidade de Mina de São Domingos, já durante a noite de quinta-feira, dia 6 de novembro.
O alerta foi dado pelas 21h55 pelo marido da grávida, que acabou por ligar para o 112 após a mulher, de 25 anos, e grávida de 39 semanas, se queixar reiteradamente de "dores na zona pélvica".
"O marido disse para ela ir descansar, mas as dores não passavam", contou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Mértola, Jorge Santos, ao Notícias ao Minuto, cuja corporação foi acionada para o local, assim como a VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) do Hospital de Beja.
Os bombeiros fizeram as primeiras intervenções até à chegada da VMER e depois seguiram "juntos o caminho para o Hospital de Beja" - mas acabaram por não ir longe.
"A cinco/dez quilómetros da casa [do casal] tivemos de fazer o parto", contou o comandante. "Rebentaram as águas e teve de ser mesmo no local", acrescentou Jorge Santos, brincando que a criança "teve pressa" e quis vir ao mundo antes de chegar ao hospital.
"Mãe e criança está estáveis e saudáveis", garantiu o comandante, revelando que nasceu uma menina na ambulância dos bombeiros de Mértola.
O comandante disse ainda que a grávida tinha estado há três semanas no hospital "para uma consulta de rotina", onde não foram detectadas quaisquer anomalias. Jorge Santos fez questão de referir que esta não foi uma situação em que houve algum tipo de problema ou condicionamento no atendimento da grávida: foi simplesmente uma bebé "com pressa".
Em declarações à AMM Mértola (uma plataforma de informação digital do município), que avançou a notícia, os bombeiros envolvidos no parto contaram como foi a experiência. Sublinhe-se que esta foi a primeira vez que uma mulher deu à luz numa ambulância dos Bombeiros de Mértola.
Entre eles, estava Manuel Fernando, que ao longo da carreira diz já ter feito dez partos.
"Ela [a mãe] ia um bocado nervosa, mas eu disse-lhe: 'nós vamos vencer isto'", contou o bombeiro. "É uma emoção muito grande trazer uma criança ao mundo", disse, visivelmente emocionado. "Sinto-me como se fosse o pai. É uma alegria."
Tanto a mãe como a bebé seguiram caminho para o Hospital de Beja, onde ainda se encontram, na ala da maternidade.
Noticias ao Minuto

Sem comentários:
Enviar um comentário