Mil e novecentos bombeiros sobem os degraus do Bom Jesus na prova "Escadórios da Humanidade" - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 16 de setembro de 2025

Mil e novecentos bombeiros sobem os degraus do Bom Jesus na prova "Escadórios da Humanidade"

 


Um total de 1900 bombeiros, entre os quais 500 mulheres, de 264 corporações nacionais e internacionais participam, no próximo dia 27, no evento "Escadórios da Humanidade", que consiste na subida dos 566 degraus existentes entre a base e o topo do santuário do Bom Jesus de Braga.


Os "soldados da paz", oriundos de Portugal, Espanha, Brasil, Angola, França, Cabo Verde e Polónia (entre outros) farão a subida carregando 30 quilos de equipamento operacional às costas.


"Esta não é uma prova, é um ritual de superação. É um ato de amor ao próximo. É a afirmação de que, quando o desafio é maior, o espírito humano ergue-se ainda mais alto", disse Eduarda Gomes, da organização.


A responsável revelou ainda que, após a subida, haverá a quarta Bênção Nacional dos Capacetes, um "instante de comunhão, um momento sagrado onde cada capacete, mais do que proteção, é símbolo de vida, de promessa e de entrega incondicional".


A prova foi apresentada esta manhã, no Hotel do Elevador, na presença do vereador do Ambiente e da Proteção Civil, Altino Bessa, do vice-presidente da Confraria do Bom Jesus, Varico Pereira e de José Sousa, da ADN- Eventos Desportivos.


O Santuário do Bom Jesus é Património da Humanidade da UNESCO, facto que leva os organizadores a sublinhar tratar-se de "mais do que um lugar de fé e contemplação".


Os Escadórios da Humanidade são organizados pela associação Família de Elite, pela ADN- Eventos Desportivos em parceria com a Confraria do Bom Jesus do Monte e da Câmara Municipal de Braga.


Têm apoio da UNESCO, do Regimento de Cavalaria 6, e das empresas municipais, TUB- Transportes Urbanos de Braga e AGERE, e contam com o contributo de empresas locais como a MAN, a Lavoro e o grupo RAF.

Sem comentários:

Enviar um comentário