Associação Luso-ucraniana Envia Sétima Ambulância para a Ucrânia - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 14 de setembro de 2025

Associação Luso-ucraniana Envia Sétima Ambulância para a Ucrânia

 


O Centro Social e Cultural Luso Ucraniano, de Braga, vai enviar ainda em setembro mais uma ambulância para Kiev, a sétima, desta vez oferecida pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, pelo Município local e pela Santa Casa da Misericórdia da vila.


"Tal como nas seis anteriores gostávamos que fosse cheia de medicamentos e de material de primeiros socorros, pelo que lançamos um apelo nesse sentido sobretudo às farmácias e laboratórios, mas também aos cidadãos de todo o país", disse ao JN o presidente do organismo, Abraão Veloso.


Os donativos em espécie podem ser entregues em Braga na União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, enquanto que os financeiros podem ser enviados por transferência bancária, através do IBAN PT50 0010 0000 5320 3390 0038 7.


Recorde-se que, no final de agosto e conforme o JN noticiou, o Centro Luso-Ucraniano enviou um camião Volvo para a Ucrânia, carregado de medicamentos e material médico-sanitário.


O organismo tem recebido apoio de cidadãos e empresas de todo o país que entregam medicamentos (analgésicos, antipiréticos, anti-inflamatórios, compressas, desinfetantes, antigripais, etc....) e seringas. E também alimentos não perecíveis, nomeadamente enlatados, cobertores, e camas médicas, tendo havido recentemente uma oferta de Coimbra de uma arca frigorífica.


Antes do inverno de 2024, a associação produziu cinco mil velas de aquecimento, através de trabalho voluntário aos fins de semana, que enviou para a frente de guerra. Fabrico que vai, agora, retomar para nova remessa no outono.


Nesse ano, ofereceu, ainda, 20 computadores para equipar uma sala de formação no norte da Região de Chernigov que já está em funcionamento.


Estas ações contam, para além dos três parceiros povoenses agora envolvidos, com o suporte de vários parceiros, como a Câmara Municipal de Braga, a Associação Empresarial de Braga, a Santa Casa da Misericórdia de Braga, a União de Freguesias de Maximinos Sé e Cividade, a Escola Secundária de Maximinos e a ASAS- Associação Social Acreditar e Sonhar.


JN

Sem comentários:

Enviar um comentário