Várias ocorrências de incêndios florestais estão a mobilizar meios significativos nos concelhos de Amarante e Baião, na região do Tâmega e Sousa, de acordo com os dados operacionais mais recentes.
Durante a noite de quinta-feira, pelas 22.30 horas, um foco de incêndio em zona de mato foi registado na freguesia de Gondar, em Amarante, contando ao início da tarde deste sábado, com a intervenção de 61 operacionais, apoiados por 20 viaturas.
Já na madrugada de hoje, pelas 2 horas, uma nova ignição foi detetada em Santa Marinha do Zêzere, no concelho de Baião, também em área de mato. Este incêndio está agora a mobilizar 75 operacionais, 21 viaturas e ainda dois meios aéreos, sinalizando uma maior complexidade da ocorrência.
Apesar da gravidade, não há até ao momento registo de vítimas ou de danos em habitações. Ainda assim, em Baião, já ardeu um anexo de uma habitação que guardava lenha. As autoridades continuam no terreno a realizar ações de combate e vigilância ativa, procurando conter os focos e prevenir reacendimentos.
Estas situações seguem-se a uma semana crítica marcada por condições meteorológicas propícias à propagação de incêndios, como temperaturas elevadas e vento moderado.
JN
Sem comentários:
Enviar um comentário