INEM admite descentralizar atendimento do CODU - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 17 de julho de 2025

INEM admite descentralizar atendimento do CODU

 


O anúncio foi feito, esta quarta-feira à tarde, pelo presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), em Leiria, numa sessão que formalizou a instalação da base do INEM no antigo centro de saúde de Parceiros.


O INEM está a equacionar a descentralização de alguns serviços, nomeadamente o atendimento do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), responsável pela resposta aos pedidos de socorro feitos através do 112. A informação foi avançada pelo presidente do Conselho Diretivo do INEM, Sérgio Dias Janeiro, que admitiu a criação de um "mini-CODU", com “três ou quatro postos de atendimento”, que complementem a resposta das atuais centrais, localizadas em Lisboa, Porto, Coimbra e Faro. O objetivo é permitir que os profissionais possam trabalhar mais perto da sua área de residência e, dessa forma, aumentar “a possibilidade de recrutamento”.


Sem se comprometer com datas para a concretização dessa descentralização, o representante do INEM referiu que será feito o levantamento das condições bases operacionais do INEM para identificar aquelas que podem ser “mais polivalentes” e acolher outras respostas, não só ao nível da formação e logística, mas também do atendimento do CDOU. “Queremos descentralizar o que é possível descentralizar”, afirmou Sérgio Dias Janeiro, frisando, no entanto, que na área do encaminhamento de doentes os espaços têm de dispor de “algum nível de isolamento, insonorização e segurança, porque estão em causa dados sensíveis”.


As declarações do presidente do INEM foram proferidas à margem da assinatura de um contrato de comodato entre o instituto e o Município de Leiria, através do qual a autarquia formaliza a cedência do edifício do antigo centro de saúde de Parceiros para instalação da base operacional da ambulância de emergência médica, que estava transitoriamente sediada no quartel dos Bombeiros Sapadores da cidade.


Gonçalo Lopes, presidente da câmara, frisa que solução encontrada permite, por um lado, dar atividade a um imóvel que encontrava devoluto, e por outro, “melhorar as condições de resposta do INEM, que passa a dispor de um edifício totalmente remodelado” e “com condições” para acolher a equipa afeta a esta ambulância, “composta por oito técnicos de emergência pré-hospitalar”, segundo avançou recentemente a agência Lusa.


O autarca destacou ainda a “extraordinária localização” da nova base operacional da ambulância do INEM entre a cidade, onde está o quartel dos Sapadores, e a Maceira, onde há uma corporação de bombeiros, permitindo “dar uma rápida reposta” a situações de emergência pré-hospitalar.


Também o presidente do INEM assinalou as mais-valias da nova base e a pareceria com o município que permitiu a sua concretização, “dando melhores condições de trabalho aos profissionais, com uma localização privilegiada e melhores acessibilidades” para cumprir a sua missão e “deixando condições para que a presença do INEM em Leiria possa crescer”.


Sérgio Dias Janeiro apontou ainda esta parceria como “um exemplo de sinergia” que pode ajudar a “mitigar” a escassez de recursos, que é transversal a “todas as organizações”, considerando o contrato assinado hoje como uma “pequena grande vitória”.


JN

Sem comentários:

Enviar um comentário