Bombeiros de Ílhavo Vão Ter Novo Veículo para Combater Fogos Industriais - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sábado, 5 de abril de 2025

Bombeiros de Ílhavo Vão Ter Novo Veículo para Combater Fogos Industriais

 


Investimento de 548 mil euros será suportado pela Câmara, Administração do Porto de Aveiro e empresas.


A corporação de Bombeiros Voluntários de Ílhavo (BVI) vai ter, até ao verão, uma nova viatura para reforçar a capacidade de resposta a incêndios em áreas industriais com elevado risco químico. O Veículo Especial de Combate a Incêndio (VECI) representa um investimento de cerca de 548 mil euros e será suportado pela Câmara, porto de Aveiro e empresas.


A aquisição do VECI resulta de um esforço conjunto entre o município, a Administração do Porto de Aveiro (APA) e as empresas instaladas no Terminal de Granéis Líquidos do porto de Aveiro, que, em novembro do ano passado, celebraram um protocolo para atribuição de um apoio financeiro à Associação Humanitária dos BVI. Ao Município e à APA caberá o financiamento de 100 mil euros cada (36%), enquanto as empresas financiarão os restantes 348.300 euros (64%). O contrato para a aquisição já foi celebrado e a entrega do veículo “está prevista até 31 de julho deste ano”, especifica a Câmara em comunicado.


O veículo possui tecnologia inovadora e especificações únicas em Portugal, contando com 15 mil litros de capacidade de água e mil litros de agente espumífero para incêndios em hidrocarbonetos, além de um monitor de incêndios de alta projeção, sistemas avançados de análise térmica e monitorização de atmosferas explosivas, comunicações adaptadas a zonas ATEX e equipamentos para contenção de derrames e proteção química e respiratória.


A sua aquisição, sublinha a Câmara, “representa um avanço significativo na proteção das infraestruturas, do meio ambiente e das populações locais”, reforçando a capacidade operacional dos bombeiros e permitindo uma resposta mais eficaz a emergências.


Fonte: Jornal de Noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário