Os bombeiros sapadores estarão a preparar-se para novos protestos. A Associação Nacional de Bombeiros Profissional anunciou uma nova manifestação nacional, ainda sem data marcada.
O protesto de terça-feira, dia 3, ficou marcado pelo rebentamento de petardos, tochas e "very-lights". Os sindicatos demarcaram-se da manisfestação que não foi legalmente comunicada às autoridades e chegou a romper o cordão policial. De acordo com uma notícia do "Expresso", publicada esta sexta-feira, os bombeiros estarão a organizar nos quartéis "fundos solidários" para a aquisição de material pirotécnico e para assim se prepararem para novas manifestações.
Na terça-feira, a PSP emitiu um comunicado no qual garante só ter tido conhecimento do protesto através das redes sociais, tratando-se portanto de uma manifestação ilegal. A PSP considerou ainda que a irregularidade foi agravada pelo uso de material pirotécnico que colocou em risco a integridade física de polícias e jornalistas. O auto da notícia foi, por isso, enviado para o Ministério Público. O Expresso notícia que 15 bombeiros sapadores, classificados como "mais radicais" terão sido identificados pela PSP na terça-feira.
O Governo, recorde-se, suspendeu as negociações que decorriam no momento do protesto e avisou que o processo só será retomado se as condições de segurança estiverem garantidas. Em cima da mesa negocial está a revisão das tabelas salariais, da idade de reforma e a criação de um subsídio de risco. A carreira dos bombeiros Sapadores não é revista há 22 anos.
JN
Sem comentários:
Enviar um comentário