Uma mulher de 34 anos foi resgatada, no sábado, de um “local remoto de difícil acesso” e debaixo de “condições meteorológicas adversas”, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, o que levou a GNR a pedir “especiais precauções” na realização de atividades de natureza.
Num comunicado divulgado esta quarta-feira, a força de segurança refere que o resgate aconteceu ao início da tarde de sábado, no Vale da Teixeira, na freguesia de Vilar da Veiga, em Terras de Bouro, tendo mobilizado militares do Posto de Busca e Resgate em Montanha do Parque Nacional Peneda-Gerês (PTBRM-PNPG) e socorristas da Cruz Vermelha de Rio Caldo.
Após serem alertados através do comando sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado, “os militares do PTBRM-PNPG/UEPS deslocaram-se de imediato para o local onde a mulher, que se encontrava a efetuar uma atividade de trekking, estava lesionada nos membros inferiores e impossibilitada de se movimentar pelos próprios meios”.
A vítima encontrava-se, juntamente com um grupo de outras quatro pessoas, na denominada Cabana do Vale da Teixeira. Após a avaliação feita no local, a equipa de resgate constatou que a mulher “tinha uma lesão no joelho direito” e procedeu à sua “retirada do local com recurso a transporte em maca”. A mulher foi depois levada para o Hospital de Braga pelos elementos da Cruz Vermelha.
No comunicado, a GNR “congratula o sucesso desta missão, que decorreu num local remoto de difícil acesso, em condições meteorológicas adversas”, e reforça o apelo a “todos os praticantes de desportos de natureza e visitantes para que tomem especiais precauções nas suas atividades, nomeadamente planearem a sua atividade de forma a que possam retornar aos seus locais de destino durante o dia para evitar eventuais constrangimentos/acidentes”.
JN
Sem comentários:
Enviar um comentário