Os Bombeiros de Vizela passam a contar, desde terça-feira, com o certificado oficial para três binómios da sua equipa cinotécnica, após formações e treinos intensos ao longo do último ano.
De acordo com a corporação, os elementos foram certificados em Queloz, pelo Grupo de Intervenção Cinotécnico da GNR, entidade que regulamenta a busca e salvamento em Portuga.
“Pela resiliência, determinação e dedicação que perante os rigorosos exercícios técnicos e específicos, foi possível aos nossos bombeiros obter a certificação de 3 binómios, que permite oficialmente o acionamento para intervenções em TO – Teatros de Operações”, refere a corporação.
Para os Bombeiros de Vizela, “a aposta nesta equipa tem por objetivo garantir uma melhor resposta operacional em situações de resgate e salvamento, onde o tempo é um fator crucial na identificação e localização de vítimas desaparecidas, sendo o cão treinado um membro ativo crucial, quer pela sua capacidade olfativa, quer pela grande mobilidade em terrenos de difícil acesso”.
“A equipa é formada pelos seguintes bombeiros: Subchefe n.º 28, António Barbosa, bombeiro de 1ª n.º 72, Bruno Barbosa e pelo bombeiro de 3ª n.º 44, Sérgio Trabuco, encontrando-se mais dois em formação”, conclui a corporação.
O Minho
Sem comentários:
Enviar um comentário