Situação "insustentável". Portugal perdeu dez mil bombeiros voluntários nos últimos 20 anos - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 8 de maio de 2024

Situação "insustentável". Portugal perdeu dez mil bombeiros voluntários nos últimos 20 anos

 


A Liga dos Bombeiros já entregou um conjunto de propostas ao Ministério da Administração Interna. Em declarações à TSF, António Nunes admite que alguns problemas só possam ser resolvidos com o Orçamento do Estado de 2025.


Portugal perdeu, nos últimos 20 anos, dez mil bombeiros voluntários. O número foi avançado pelo Diário de Notícias e confirmado à TSF pelo presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses. Em declarações à TSF, António Nunes fala numa situação insustentável. 


"É insustentável do ponto de vista de que, cada vez mais, nós temos dificuldade em garantir, em permanência, um número de bombeiros efetivos que garantam uma capacidade de resposta ao nível que nós queremos, devemos dar a sempre que ocorre em situações de emergência. As nossas dificuldades muitas vezes têm a ver com o dia a dia, porque nas grandes emergências, quando ocorrem acidentes graves, catástrofes ou calamidades a legislação protege o bombeiro voluntário. A dificuldade aparece, muitas das vezes, no pequeno incidente e no dia a dia", explica.


A Liga dos Bombeiros já entregou um conjunto de propostas ao Ministério da Administração Interna. António Nunes nota uma abertura da ministra Margarida Blasco e dos secretários de Estado, mas admite que alguns problemas só possam ser resolvidos com o Orçamento do Estado do próximo ano. 


"Já solicitámos que daqui por duas semanas se comece a discutir os casos concretos, sendo certo que, em algumas situações, nós acreditamos que a resolução estará com a elaboração do Orçamento do Estado para 2025, porque há implicações financeiras, mesmo que não sejam significativas. Eu diria que isto talvez seja um momento de charneira. Se nós não invertermos rapidamente as políticas de apoio ao voluntariado, ao associativismo, o apoio às associações humanitárias, naturalmente que Portugal vai ter de escolher um outro caminho", sublinha.


Entre as medidas propostas pela Liga dos Bombeiros está a isenção de IRS nas deslocações dos voluntários ou bonificações no acesso ao Ensino Superior, mas António Nunes realça que o importante é ter um estatuto social do bombeiro voluntário.  


TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário