Carros submersos em Ponte de Lima - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Carros submersos em Ponte de Lima

 


Dois carros que estavam estacionados no areal em Ponte de Lima ficaram submersos devido à rápida subida do caudal do rio, na manhã desta quinta-feira.


Os Bombeiros de Ponte de Lima estão no local a rebocar as viaturas para as tirar da água.


O alerta foi dado por volta das 07:30.


O areal do rio Lima é um local usado para estacionamento de viaturas, mas já é comum quando chove com mais intensidade ficar alagado e obrigar à retirada dos carros.


O comandante dos Bombeiros de Ponte de Lima, Carlos Lima, disse à Lusa ter sido solicitada à proteção civil a intervenção de uma grua.


Carlos Lima manifestou-se preocupado com a subida rápida do rio Lima e com o aproximar da praia-mar, prevista para as 13:00.


“Continua a chover. O rio está a subir cerca de 10 a 20 centímetros em meia hora”, explicou.


A PSP registou a ocorrência.


Pontes cortadas

A circulação rodoviária nas pontes de Estorãos e de Santa Marinha, em Ponte de Lima, encontra-se cortada ao trânsito devido à subida das águas dos rios Estorãos e Labruja, disse o comandante dos Bombeiros Voluntários.


Segundo Carlos Lima, a circulação rodoviária está cortada na ponte de Estorãos, inundada pelas águas do rio Estorãos, e o mesmo acontece na ponte de Santa Marinha, em Arcozelo, alagada pelo rio Labruja.


Aviso vermelho

Recorde-se que, como O MINHO noticiou, entre as 05:00 horas e as 09:00, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o distrito de Viana do Castelo em aviso vermelho, o mais grave numa escala de três.


Apesar de ser esperado um abrandamento da chuva durante a tarde, a manhã continuará a ser de muita precipitação, não só no Alto Minho mas também no distrito de Braga, que se encontra desde as 05:00 igualmente sob aviso, mas laranja, e desta feita até às 12:00 horas de hoje.


O aviso vermelho para precipitação é emitido face a previsões de chuva superior a 40 litros por metro quadrado numa hora ou superior a 60 litros por metro quadrado num período de seis horas.


O aviso laranja é emitido sempre que há uma “situação meteorológica de risco moderado a elevado” e o aviso amarelo em “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.


O Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário